Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Organismos Eficientes Para Tarefas Sociais

30 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Mesmo com eventuais desvios que deveriam ser combatidos pelo governo, a maioria das entidades chamadas do sistema S, como o SESC, SESI e assemelhadas, presta com eficiência serviços que as entidades oficiais não conseguem. Muitos do governo acham que estes recursos obtidos com percentual da folha de pagamentos deveriam ser reduzidos ou eliminados, o que seria lamentável. O SESC fornece alimentação subsidiada há mais de sete décadas e hoje se empenha para atender gratuitamente aos mais necessitados.

clip_image002

As comedorias do SESC funcionam há dezenas de anos

Há mais de 70 anos, quando simples bancário menor (na época a partir dos 14 anos podia se trabalhar) e não funcionário de estabelecimentos comerciais, já almoçávamos nos restaurantes do SESC que mantinha diversas unidades em São Paulo. Isto continua até hoje e filas se formam um pouco antes do horário de almoço, com refeições simples e subsidiadas, bem elaboradas pela longa tradição dos seus funcionários especializados em cozinha.

Além de muitos outros serviços de treinamento dos trabalhadores, exercícios físicos e natações, atividades culturais de variados tipos (até de alto nível) são oferecidas em diversas unidades do SESC espalhadas pela capital paulista. Incluem assistências médicas simples e dentárias, além de locais para as férias dos trabalhadores do comércio e seus familiares em regiões de turismo.

clip_image004Agora, com os problemas criados pela pandemia que assola o mundo, aos necessitados o SESC fornece refeições simples gratuitamente. São serviços inestimáveis realizados com eficiência pela longa tradição da instituição.

Refeições gratuitas do SESC para os necessitados

Como estas entidades já sofreram cortes nos seus recursos, hoje fazem “das tripas, corações” para manter os seus serviços essenciais, merecendo das autoridades prioridade pela eficiência dos seus trabalhos. Quando o governo fala em privatizações, os mecanismos que funcionam merecem atenções especiais, quando cumprem suas missões de forma mais eficiente que as entidades totalmente privadas, que nem sempre são adequadamente fiscalizadas pelas agências que deveriam fazê-las.

O governo necessita contar com funcionários capazes de efetuar as avaliações corretas, pois somente com princípios gerais, como as privatizações, pode haver injustiças que acabam com as poucas que continuam funcionando de forma eficiente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: