Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os “Hafu” no Japão

7 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

O lamentável episódio que ocorreu com o assassinato do negro George Floyd nos Estados Unidos provocou no mundo um movimento sobre o Black Liver Matter, chegando até ao Japão. Naquele país, que tradicionalmente enfatizava a sua maioria étnica, discriminava-se as minorias locais, como os ainus e okinawanos, sendo mais veemente com os mestiços de povos de outras origens, notadamente os negros, onde está ocorrendo uma mudança lenta. A presença de militares norte-americanos aumentavam os mestiços com os japoneses chamados “hafu” (adaptação do half inglês), mas não chegavam a provocar movimentos com estas discriminações. Agora, o Black Liver Matter estimulou manifestações públicas como em Tóquio, Quioto, Nagoya e Niigata entre outras cidades, provocando artigos publicados em diversos órgãos da imprensa, o que nem Naomi Osaka conseguiu tornando-se uma tenista consagrada no mundo.

image

As belezas exóticas das “hafu” chamam atenção no Japão, como no caso da Ariana Miyamoto que se tonou Miss Japão de 2015, diminuindo as tendências de discriminação. Foto constante do artigo publicado no site da Folha de S.Paulo, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Juliana Sayuri, colaboradora do TAB, escreveu um artigo sobre o assunto, que foi publicado no site da Folha de S.Paulo. Além dela citar alguns autores internacionais que escreveram sobre o assunto, também tratou dos brasileiros que se encontram atualmente no Japão, trabalhando temporariamente, que também enfrentam problemas para se ajustar ao que acontece naquele país. Muitos destes “hafu” conseguiram firmar-se como bons profissionais no Japão, depois de frequentarem universidades locais, com algumas dificuldades.

image

A consagrada tenista Naomi Osaka com seus pais

imageMuitas “hafu” no Japão, além de se empenharem nos seus estudos e nas suas carreiras, que as destacam pelas atividades intelectuais, chamam a atenção do público pelas suas imagens exóticas, chegando a ser chamadas para as publicidades, como no caso de Rai Kaminashi.

Rai Kaminashi em foto constante do artigo publicado no site da Folha de S.Paulo



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: