Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pratos Simples Como Salada de Batata no Japão

12 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , | 10 Comentários »

Existem muitos pratos que parecem simples, como as saladas de batata dos japoneses, mas sempre existem detalhes que agradam a muitos clientes. Os japoneses tendem a preferir os que foram feitos pelas suas genitoras ou esposas, que não dispondo do mesmo tempo que tinham no passado, acabam adquirindo-os em alguns estabelecimentos. Um artigo sobre esta clip_image001salada e as dificuldades das atuais donas de casa está no artigo de Mayumi Yamanouchi, publicado no site do Mainichi Shimbun, que aparenta ser um assunto banal, mas tem uma grande importância no cotidiano dos consumidores japoneses.

Salada de batata em foto publicado no artigo do site do Mainichi Shimbun, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Tenho um neto com quem costumo ir algumas vezes ao Matsu Izakaya, em São Paulo, que sempre pede, entre outros pratos, a salada de batata, que também aprecio. Apesar de aparentar ser simples, como seus responsáveis foram treinados por muitos anos no Japão, acaba sendo diferente dos encontrados em outros estabelecimentos. Os que foram preparados em casa pelas suas mães tem algo diferente, o que só pode ser o amor que está contido nestes pratos, aparentemente simples.

Todos têm suas preferências, ainda que sejam pratos simples, e muitos se lembram do que comeram em seus lares quando crianças. Mesmo que não sejam os mesmos encontrados nos restaurantes, trazem traços das lembranças de quando eram jovens, que não saem de suas memórias. Muitas das atuais donas de casa no Japão contam com outros afazeres, como trabalhos temporários que têm que acumular com os cuidados com os seus familiares. Com o machismo dos japoneses, mesmo afetados pela crise atual do coronavírus, ainda se dão ao luxo de consumir jantares mais simples em suas residências, adquirindo alguns pratos que já vendem preparados em algumas lojas.

No passado, no Japão, tomavam-se três refeições parecidas, pela manhã, almoço e no jantar. Para adaptar-se à falta de tempo das donas de casa, os breakfasts se tornaram semelhantes aos ocidentais, incluindo café com leite, pão e manteiga e alguns poucos complementos. Os almoços das crianças costumam ser fornecidos nas escolas e os empregados nas proximidades dos escritórios. Aumentaram os jantares em casa, evitando-se os restaurantes que apresentam mais riscos de contágios. Por mais simples que eles sejam, adquirir algo pronto nas lojas reduzem os encargos das donas de casa, que costumam contar com trabalhos temporários em alguns estabelecimentos. Elas precisam cuidar das limpezas de suas residências, como das roupas que precisam ser lavadas, sobrecarregando-as, pois somente poucas famílias podem contar com auxiliares para estas tarefas, que custam muito.

Ainda que as saladas de batata preparadas, que são vendidas em alguns estabelecimentos, não sejam as mesmas que as feitas em casa acabam sendo forma práticas para reduzir um pouco as tarefas das donas de casa no Japão.


10 Comentários para “Pratos Simples Como Salada de Batata no Japão”

  1. Juliana Gomes
    1  escreveu às 10:58 em 13 de julho de 2020:

    Dr. Yokota:

    Por acaso, é esta a receita de salada de batata (estilo japonês)?

    Poteto sarada (salada de batata à moda japonesa):

    https://www3.nhk.or.jp/nhkworld/pt/radio/cooking//20140124.html

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 12:20 em 13 de julho de 2020:

    Cara Juliana Gomes.

    Evidentemente existem pequenas variações nestas saladas de batata, mas os mais conhecidos são bastante simples, com a batata com um tipo leve de maionese, sem outros ingredientes que modificam o seu sabor. Deve ter algum segredo que não sei explicar, mas variam ligeiramente entre restaurantes, bem como nas famílias. Em São Paulo, o do Matsu Izakaya (não estou fazendo propaganda), é o mais parecido com os encontrados no Japão, e tenho a impressão que dependem das batatas e das formas que são cozidas.

    Paulo Yokota

  3. Igor Gomes de Lima
    3  escreveu às 17:47 em 16 de julho de 2020:

    Doutor Yokota:

    Aprecio demais um “karaage”” (frango frito nipônico). Como exageradamente!

    Vou experimentar a salada de batata no estilo dos japoneses!

    A culinária do Japão é fantástica!

    Abraços!

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 08:50 em 18 de julho de 2020:

    Caro Igor Gomes de Lima,

    Obrigado pelo comentário. Todos temos nossas preferências, mas acho conveniente que se evitem frituras em excesso. Os japoneses afirmam que seria conveniente combinar um pouco com nabo ralado, que ajuda a neutralizar a gordura saturada.

    Paulo Yokota

  5. Edney K. Lima
    5  escreveu às 17:47 em 18 de julho de 2020:

    O okonomiyaki é uma delícia da culinária nipônica, mas valeu pela dica da “salada de batata do Japão”.

    Os Festivais do Japão (Rodovia dos Imigrantes) são SENSACIONAIS! Cada prato delicioso!

  6. Paulo Yokota
    6  escreveu às 02:12 em 19 de julho de 2020:

    Caro Edney K.Lima,

    Obrigado pelo comentário. Estes festivais são bem populares, servem como uma amostra, mas acho que vale a pena aprofundar por culinárias mais elaboradas.

    Paulo Yokota

  7. Edevanir Gomes
    7  escreveu às 09:36 em 19 de julho de 2020:

    Yokota, por favor, o estado de São Paulo é o maior barato. Lojas Daiso, bairro da Liberdade, “taiko”, “matsuris”, cosplays etc. Sou fã dos restaurantes de culinária japonesa como o maravilhoso Ikkousha!

  8. Paulo Yokota
    8  escreveu às 12:12 em 19 de julho de 2020:

    Caro Edevanir Gomes,

    Obrigado pelo comentário. Realmente, existem muitas coisas interessantes de origem japonesa em São Paulo, mas há que se reconhecer como em todos os lugares e contribuições vindas de outros países, que também apresentam algumas inconveniências, mas espera-se que no balanço geral o resultado seja positivo.

    Paulo Yokota

  9. Udinelson Silva
    9  escreveu às 09:35 em 25 de julho de 2020:

    Paulo, com todo o respeito, sei o nome de poucos pratos da culinária japonesa, mas acho TUDO muito saboroso.

    Os nipônicos comem várias raízes (bardana, nabo, gengibre etc.) e preparam elas de maneira sensacional!

    Um caloroso abraço!

    Udinelson

  10. Paulo Yokota
    10  escreveu às 20:08 em 25 de julho de 2020:

    Caro Udineson Silva,

    Obrigado pelo comentário.

    Acho que quando eles eram pobres, como durante a Segunda Guerra, tinham que comer somente um tipo de inhame pequeno, que dava nos pântanos, mas alimentam bem, como a bardana. O gengibre neutraliza alguns elementos negativos, como o nabo que ajuda a digerir as gorduras. Acho que estas combinações ajudam na nossa saúde.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: