Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sempre Existem Espaços Para Pessoas Inteligentes

6 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: ,

clip_image002Um artigo interessante foi publicado por Peter Coy no site da Bloomberg, referindo-se a um jovem de 28 anos, chamado Nathan Tanks que, mesmo não tendo nenhum diploma universitário, lê e escreve muito no seu site denominado Notes on the Crises, lido até por economistas consagrados e jornalistas da imprensa nos Estados Unidos.

Nathan Tanks em foto publicada no artigo do site da Bloomberg, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Ele leu, em 2009, “A Monetary History of the United States”, dos conservadores Milton Fridman e Anna Schuwartz, e depois o “The General Theory of Employment, Interest and Money”, do liberal John Maymard Keynes, diversas vezes até conseguir entendê-los. Ele escreve intensamente e é lido até por uma elite de economistas norte-americanos que ocuparam cargos no Sistema Federal de Reservas, o Banco Central dos Estados Unidos, como membros da Comissão de Valores Mobiliários e Departamento de Tesouro daquele país, entre outros poucos. Seus artigos rápidos chegaram até aos especialistas do Quarterly Journal of Economics.

Apesar de tudo isto, ele não parece interessado em ganhar muito com o seu trabalho, tendo cerca de 450 assinantes qualificados, além de fazer algumas palestras e escrever algumas coisas adicionais, até agora. Ele entende que em economia não basta conhecer a matéria, pois existem também questões legais e históricas. Ele trabalha muito até de madrugada, com uma velocidade incrível.

Muitos entendem que ele sempre tem uma resposta inteligente e informada. Quando existem muitas mídias sociais, existem os que simplesmente repetem o que outros escreveram, e os comentários são de que é encorajador que existam lugares para as divergências, ampliando o espaço para os guardiões da economia.

Vem se constatando que existem profissionais que apresentam novas ideias sobre assuntos que já foram discutidos, com novas visões, como os relacionados com a melhoria da distribuição de renda no mundo e entre os indivíduos. Quando ocorrem problemas como os do coronavírus e suas consequências sobre a política, a economia e aspectos sociais esperam-se que inovadores, com ou sem títulos acadêmicos, tenham suas vozes também ouvidas.

Tudo indica que depois desta pandemia o mundo ganhará uma nova face e o que era considerado já consagrado sejam questionados por novas mentes, pois os desafios presentes são estimuladores para ideias revolucionárias.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: