Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Telemedicina Para as Cidades do Interior

29 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

Todos sabem que os grandes problemas com a pandemia coronavírus no Brasil estão se deslocando das grandes metrópoles para as cidades do interior. Para que as autoridades locais decidam o que fazer com seus pacientes, o Instituto Votorantim está selecionando 10 municípios que tenham cidades com mais de 350 mil habitantes para serem dotados do sistema de telemedicina que os ajudem nas suas decisões, acompanhando a evolução dos pacientes ao longo do seu tratamento. O assunto foi tratado por Matheus Moreira num artigo clip_image002publicado no site da Folha de S.Paulo. O programa é chamado de Laura P.A. Digital e a seleção das cidades será feita com base no edital que está sendo divulgado pelo Instituto Votorantim.

A central de atendimento está localizada em Porto Alegre, segundo o artigo publicado na Folha de S.Paulo, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Os responsáveis pela iniciativa do Instituto Votorantim entendem que as autoridades locais podem ficar confusas com o que fazer com os pacientes e serão orientados pelo sistema de telemedicina, que continuará acompanhando os doentes, dando as melhores recomendações disponíveis com o uso da inteligência artificial.

Com o uso de algo semelhante a um robô, a secretarias municipais de saúde poderão orientar as pessoas sobre a melhor forma de agir. Quando os pacientes manifestarem sintomas da Covid-19, mas não tiverem a infecção confirmada, agentes de saúde entrarão em contato. Os servidores terão em mãos as informações fornecidas pelo cidadão aos robôs do projeto.

A partir da entrevista, o profissional decidirá se o paciente deve ser encaminhado para teleconsulta ou se ele terá monitoramento do seu quadro clínico. No caso do acompanhamento dos sintomas, o paciente receberá durante 14 dias mensagens do robô sobre a evolução de sinais como febre e dores. Caso haja agravamento do quadro, o paciente é encaminhado para teleconsulta.

Todos os dados armazenados pelo programa ficarão disponíveis para consulta exclusiva dos agentes de saúde municipais. Os servidores serão treinados pelo Instituto Votorantim para interpretar as informações, rastrear e acompanhar casos de risco leve, moderado e alto para a infecção pelo coronavírus.

Além de ajudar os profissionais locais de medicina, o sistema visa não sobrecarregar o que o município dispõe para atender a sua população, que pode ser limitado. Este novo instrumento elaborado com o conhecimento de um grande grupo empresarial poderá ajudar a população que se encontra no interior.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: