Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Chuvas Intensas na Região do rio Yangtze na China

22 de agosto de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Todos sabem que a usina de Three Gorges na China foi adaptada da binacional Itaipu, mas esta conta com muitas gigantescas usinas à montante que regularizam o fluxo das águas, o que não acontece na chinesa. A vazão daquela usina foi elevada para 76 mil metros cúbicos, compreendendo a que é usada para a geração de energia e suas comportas foram abertas para clip_image002evitar danos à barragem, de 40 mil para 48 mil metros cúbicos. Ainda assim, o nível das águas chegou ao máximo, elevando a população evacuada à montante para 250 mil habitantes.

As comportas para a vazão das águas foi elevada, de forma que a utilização das águas para geração da energia chegou a 76 mil metros cúbicos, ainda insuficientes para baixar o nível das águas à montante da represa

Isto está elevando o nível das águas à montante, obrigando a evacuação de 250 mil habitantes à beira do rio Yangtze e outros afluentes na região de Chongqing. O primeiro-ministro Li Keqiang visitou a região e assegurou assistência a toda a população afetada. Também a região à jusante acabará sendo afetada pelo aumento do fluxo de águas.

clip_image004

                                        Inundação na região de Chongqing em nível recorde

No caso brasileiro, para se chegar à binacional Itaipu, a chamada Bacia do Paraná-Uruguai conta com gigantescas represas e usinas, começando no rio Grande, na fronteira do Estado de São Paulo com Minas Gerais. Acrescenta-se às do rio Tietê, para se chegar à Ilha Solteira e Urubupungá. Acrescentam-se ainda as barragens no rio Paranapapena, além das construídas no rio Paraná. O que interessa em todo este complexo é o fluxo mínimo de água para Itaipu, e não o volume total das represas, para efeito de geração de energia elétrica. Adicionalmente, projetou-se o aproveitamento integral da bacia, como a navegação fluvial, a irrigação e o turismo.

No caso de Three Gorges não foi possível contar com um sistema tão complexo, o que gera complicações como as que estão sendo observadas, ainda que os argentinos sempre tenham a preocupação de volumes exagerados de água quando se caminha em direção ao rio da Plata, com possibilidade remotíssima de afetar Buenos Aires.

O Brasil já contou há décadas com tecnologias de ponta nesta área do aproveitamento integral da bacia e a construção de gigantescas barragens, que impressionavam o mundo todo, situação que não perdura, pois para a construção de Itaipu houve necessidade de 17 anos, com um único presidente no seu comando, e agora as autoridades só pensam num prazo demasiadamente curto dos seus mandatos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: