Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Eleições Nos Estados Unidos

14 de agosto de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Nos Estados Unidos, que continua sendo relevante econômica e politicamente no mundo, ainda que ameaçado em alguns setores pela China, o sistema de governo é presidencialista, mas dentro de uma Federação de verdade. Assim, a chapa vencedora precisa contar com a maioria dos chamados grandes eleitores, não dependendo da maioria dos votos populares, que não são obrigatórios. Existem estados onde estes grandes eleitores são proporcionais aos votos populares, e outros onde quem obtém a maioria fica com todos estes grandes eleitores. O número deles varia por estados, bastante proporcional ao número de sua população. Os sistemas de apurações dos votos que podem ser pelo correio chegam a ser discutíveis, havendo demoras e possibilidades de irregularidades como vem se observando no clip_image002Estado da Flórida. Portanto, a composição da chapa dos candidatos a presidente e a vice-presidente necessita considerar também todas estas possibilidades.

Atual Senadora Kamala Harris, do Estado da Califórnia, negra e líder feminista, escolhida para a vice-presidente da chapa democrática de Joe Biden, filha de mãe hindu e pai norte-americano de origem da Jamaica

Joe Biden já é considerado um candidato relativamente idoso com 77 anos, tendo sido vice-presidente de Barack Obama. E Kamala Harris está com 55 anos, podendo disputar o próximo mandato. Ela era candidata a presidente, mas acabou desistindo, tendo sido agora escolhida para compor a chapa dos democratas. Sua carreira foi de procuradora na Califórnia.

Nos Estados Unidos, as eleitoras contam com 55% dos votos e os negros ganharam um grande destaque com a segregação que sofrem, principalmente com a morte de George Floyd que abalou o mundo, inclusive o Brasil. Kamala Harris chegou a participar das demonstrações que ocorrem em muitas localidades norte-americanas, mas ela não é considerada uma radical. As informações na imprensa afirmam que ela tem grande capacidade de comunicação com a população.

Como o atual presidente Donald Trump é o candidato republicano, vai explorar os pontos considerados fracos da chapa democrata. As pesquisas atuais indicam que os democratas estão com grande vantagem, mas muitos fatos ainda podem alterar o cenário político.

Para o Brasil, Kamala Harris já manifestou-se contrária às queimadas na Amazônia, cujo aumento atribui ao atual governo. Mas tudo indica que a rivalidade com a China acabará merecendo um destaque nestas eleições.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: