Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Brasileiros de Hamamatsu Enfrentam 41,1 Graus

17 de agosto de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , | 2 Comentários »

Muitos brasileiros que trabalham no Japão, tradicionalmente, residem na cidade de Hamamatsu, na região central daquele arquipélago. A temperatura que está elevadíssima em todo o país atingiu o recorde em Hamamatsu, chegando a 41,1º, raro até no Rio de Janeiro. A clip_image002população está sofrendo com esta situação, pois lá também existe muita umidade, afetando muitos que precisam ser socorridos nos hospitais, notadamente os idosos que não possuem nas suas residências ares-condicionados.

No atual verão japonês, as temperaturas estão elevadas na maioria do país, mas em Hamamatsu, onde vivem muitos brasileiros, chegou-se a igualar o recorde nacional de todos os tempos de 41,1ºC, com umidade elevada

A região de Hamamatsu reúne muitas empresas produtoras de peças para automóveis, o que levou muitos brasileiros para lá trabalharem há décadas. Não é um lugar muito elevado, o que complica o clima, notadamente num arquipélago cercado pelo Oceano Pacífico e pelo mar do Japão.

Mesmo que se usem roupas leves e guarda-sol, esta temperatura é desconfortável, havendo muitos que se sentem mal, precisando ser conduzidos aos hospitais. Os mais atingidos acabam sendo os idosos que usam pequenos apartamentos, onde não há ar-condicionado. A agência meteorológica do Japão, que é muito eficiente, alertou que esta temporada de calor continuará nos próximos dias.

Por mais que existam máscaras contra o coronavírus para facilitar a respiração, sempre é um desconforto adicional. O Japão, apesar de ser considerado um país da região temperada, nos verões acaba superando com suas temperaturas as dos países tropicais.

Muitas de suas grandes cidades ficam praticamente ao nível do mar, sendo poucas as que ficam nas montanhas, como as conhecidas como Alpes japoneses. As inundações também têm sido frequentes nesse ano, evitando-se morar nas encostas que apresentam alto risco. Lamentavelmente, todos têm seus problemas, pois lá também existem muitos terremotos e tufões.


2 Comentários para “Os Brasileiros de Hamamatsu Enfrentam 41,1 Graus”

  1. Edmar Silva Gomes
    1  escreveu às 08:07 em 19 de agosto de 2020:

    Sr. Yokota:

    Sem sair do Brasil, com certeza, é possível conhecer o Japão através do seu espetacular Ásia Comentada.

    Uma pena o adiamento da edição de Tóquio dos Jogos Olímpicos! Os nipônicos dariam um show de organização!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:20 em 19 de agosto de 2020:

    Caro Edmar Silva Gomes,

    Muito obrigado pelo seu comentário. Mas, quando for possível, visitar a Ásia é sempre uma grande oportunidade para se conhecer um pouco mais fora do Ocidente.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: