Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Época das Cerejeiras ou Sakuras no Brasil

9 de agosto de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Nem todos sabem que existem diversos tipos de cerejeiras ou sakuras, sendo que no Japão as mais apreciadas e raras são as que têm floradas rápidas, mais frágeis que, com os ventos, clip_image002suas pétalas caem logo. Para os japoneses, são indicações que as coisas importantes da vida são efêmeras. As pessoas ficam emocionadas vendo as suas pétalas no ar, caindo lentamente até forrarem o chão. 

Cerejeiras em flor no Parque do Carmo, em São Paulo

As floradas das cerejeiras começam no sul do Japão e a imprensa vai dando a sua evolução para o norte, que duram poucas semanas. Neste ano, com os isolamentos recomendados pelos problemas do coronavírus, não se organizam as festas chamadas hanami, quando os funcionários mais jovens das empresas reservam os espaços para a chegada posterior dos veteranos, que comemoram o evento com saquês e poucos petiscos japoneses. São momentos alegres e descontraídos de congraçamento da população. Isto acontece também com as famílias, reunindo amigos.

As cerejeiras que foram plantadas em outras localidades fora do Japão, como em Washington, nos Estados Unidos, também são das variedades mais resistentes, como as que se encontram no Parque do Carmo, em São Paulo, estas com floradas em períodos diferentes do ano, por se encontrar no hemisfério sul. Predominam as de Okinawa, mais resistentes e de regiões com climas quase tropicais.

clip_image003

Grupos de japoneses comemoram as floradas das cerejeiras ou sakuras, numa festa que chamam de hanami (ver as flores)

As colorações das flores no Japão também apresentam tonalidades diferentes, desde as rosas mais suaves até as mais acentuadas. Existem parques e localidades onde as quantidades de árvores são elevadas, algumas com mais de uma tonalidade, dando um espetáculo raro, mas rápido.

Os japoneses consideram o sakura e o Monte Fuji os símbolos mais importantes do Japão e são frequentes as fotos que os combinam com desafios para os fotógrafos.

clip_image005

                                O sakura, com o Monte Fuji ao fundo, é um grande espetáculo

Quem já viu o sakura no Japão fica com a questão de por que o Brasil não aproveita melhor as floradas dos diversos tipos de ipês, que, sendo uma árvore nacional, apresentam colocações que impressionam os visitantes estrangeiros, fomentando o turismo internacional no país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: