Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Queda Brutal da Economia Norte-Americana

3 de agosto de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Os recentes artigos publicados no Brasil não são precisos, mesmo se tratando da economia norte-americana, não se fornecendo a fonte das estimativas atuais de queda do PIB. De qualquer forma, como efeito da pandemia do coronavírus, tudo indica que o primeiro semestre não foi bom para os Estados Unidos, informando ter chegado no segundo trimestre deste ano até próximo a um terço de redução da sua economia. Isto levou o jornalista brasileiro Renato Andrade, de O Globo, a usar a expressão de James Carville na campanha eleitoral de 1992, que ficou famosa: “é a economia, estúpido”. George Bush (pai), republicano, acabou sendo derrotado por Bill Clinton, democrata, naquela época.

clip_image002O fato concreto é que o presidente Donald Trump propôs imediatamente o adiamento das eleições, o que depende dos parlamentares daquele país, que contam com maioria de democratas, sendo praticamente impossível de ser aprovado.

Presidente Donald Trump contrariado com a estimativa de queda do PIB dos Estados Unidos.

Segundo as estimativas, depois de um primeiro trimestre negativo, entre abril a junho a queda teria sido dramática, chegando a um percentual de 32,9% (?), sem que se cite a fonte. Mesmo que no segundo semestre haja alguma recuperação, a queda seria uma das mais acentuadas já ocorridas naquele país, devendo afetar as eleições, onde o concorrente de Donald Trump, Joe Biden, já mantém uma margem expressiva de vantagem. Nos Estados Unidos, cada Estado tem sistema próprio de escolha dos grandes eleitores, não sendo vencedor aquele que conte com maioria dos eleitores populares.

Donald Trump está questionando os votos que serão dados com o uso do correio, que permitiria algum tipo de fraude, pois a contagem dos votos lamentavelmente tem sido elevada e demorada naquele país, principalmente em determinados Estados. Seria a razão alegada para o adiamento da eleição, que depende dos parlamentares. É verdade que a economia daquele país está melhorando, mas o número de desempregados ainda é elevado, e na atual situação da pandemia do coronavírus indica dificuldades para sua expressiva redução até as eleições previstas para novembro próximo.

Existem ainda outros fatores que podem influir nas eleições, mas as indicações são de que dados econômicos acabem sendo os mais influentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: