Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tentativas de Superar as Dificuldades Brasileiras

14 de agosto de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política | Tags: , , , ,

Os jornais brasileiros deram amplos espaços para a entrevista concedida pelo ministro da Economia Paulo Guedes e os analistas afirmam que ele está dando um recado duro para o presidente Jair Bolsonaro, enfatizando a necessidade de manter um equilíbrio fiscal e concentrar-se num programa mais liberal. No Palácio do Planalto existem alguns que não ousam contrariar o presidente, que cogita gerar um déficit ampliando os gastos e clip_image002investimentos do governo, enquanto muitos auxiliares de Paulo Guedes estão debandando dos postos que ocupavam.

O presidente Jair Bolsonaro afirma que é mentira que a Amazônia arde com o fogo, quando as fotos da INPE mostram os aumentos dos incêndios na região. Foto publicada no artigo do Estadão, que merece ser lido na sua íntegra

O pior que pode acontecer é um governante não admitir as duras realidades a que está submetido o Brasil, onde muitos militares estão sendo contemplados com os aumentos dos seus números e vencimentos, quando no setor privado amplia assustadoramente os desempregados que o governo não tem condições para continuar a manter o mínimo para a sua sobrevivência. O momento atual é crucial, pois está se preparando o orçamento do próximo ano, mas recursos como das privatizações não estão sendo obtidos, diante das resistências dos funcionários das empresas que passariam para o setor privado.

Também os parlamentares insistem em aumentar os recursos que atenderiam suas bases, estados e municípios, que continuam pleiteando os aumentos de verbas. O presidente, visando contar com uma base parlamentar que impeça um processo de seu impeachment, não se coloca claramente numa linha mais dura e conservadora, quando o setor privado brasileiro ainda não está se recuperando como desejado.

As posições duvidosas do presidente aumentam os riscos de investimentos vindo do exterior, como os dos chineses, com os quais o governo adota uma orientação política discrepante dos usuais, do ponto de vista ideológico. Enquanto a reeleição do presidente Donald Trump torna-se cada vez mais duvidosa, com quem membros da família do Jair Bolsonaro procuram continuar se aprofundando nas suas relações, com o suporte do Itamaraty.

O ministro Paulo Guedes ainda não se dispõe a deixar o governo, mas muitos auxiliares chegados ao presidente já não suportam algumas duras realidades colocadas pelo ministro, enquanto seus projetos de reforma administrativa e fiscal não deslancham. Todos acabam ficando em situações desconfortáveis, reduzindo as possibilidades da pretensa reeleição de Jair Bolsonaro, ainda que ele tenha ainda o suporte de num grupo apreciável de eleitores.

São complicações demais para qualquer grupo, mas para um governo que conta com poucos auxiliares competentes nos assuntos em pauta, o risco de uma ruptura acaba se elevando.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: