Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Problema da Criação de Empregos na China

7 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Se existia uma carência até recentemente de estudos sobre a China, é impressionante constatar a quantidade de livros e artigos de qualidade sobre aquele país, que acaba servindo de exemplo para outras nações desenvolvidas e emergentes. Felix Salmon distribuiu pela Reuters um estudo de enfoque diferenciado sobre a criação de emprego na China, analisando o que veio acontecendo naquele país desde 1952 até 2010 nos três setores fundamentais da economia: a agricultura, a indústria e os serviços em matéria de emprego.

Utilizando dados que foram levantados por Mark Bergen, o autor comenta sobre o que veio ocorrendo naquele país, observando que a agricultura que sempre foi importante passou a sofrer um declínio de emprego no setor nas últimas duas décadas, com pequena ampliação na indústria, mas sensível no setor terciário, ou seja, dos serviços, que está ligado de alguma forma a urbanização.

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Livro Desmistificando a Economia Chinesa

7 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Justin Yifu Lin, doutorado pela Universidade de Chicago, é o economista-chefe e vice-presidente sênior do Banco Mundial. Ele escreveu o livro “Demystifying the Chinese Economy”, publicado pela Cambridge, cuja resenha foi elaborada por Martin Wolf, principal comentarista de economia do Financial Times.

O próprio autor escreveu um artigo no Project Syndicate sobre o seu livro, informando que o fundamento do crescimento sustentável de qualquer país é a inovação tecnológica. Antes da Revolução Industrial eram os artesãos e os agricultores que os promoviam, o que passou a ser feito pelos cientistas e engenheiros nos laboratórios controlados. A China ficou defasada por 150 anos.

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Artigo do The Wall Street Journal Sobre Xi Jinping

7 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , , | 2 Comentários »

Os jornalistas Jeremy Page e Mark Peters do The Wall Street Journal publicaram o artigo “O líder que pode mudar a relação China-EUA”, publicado em português pelo Valor Econômico. O artigo recorda a visita de Xi Jinping, o próximo presidente da China, na sua primeira visita a Muscaline, Iowa, grande produtor de cereais para rações, para onde deve voltar na próxima visita aos Estados Unidos.

O extenso artigo sobre Xi Jinping trata de sua conturbada biografia, por ser um filho de um líder chinês que passou por um período difícil na Revolução Cultural, e acabou sendo reabilitado. Ele foi para o campo como muitos estudantes da época, mas por causa do seu pai sofreu limitações, como muitos outros que eram considerados privilegiados e antiMao. Acabou conseguindo formar-se em química orgânica na famosa Universidade de Tsinghua onde estudaram muitos dos líderes políticos chineses das últimas décadas, superando algumas dificuldades.

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Xi Jinping com o presidentes Lula durante visita ao Brasil em 2009

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Necessidades de Equipamentos Para o Pré-Sal

7 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

O jornal O Estado de S.Paulo publica hoje um artigo de Sergio Torres e Sabrina Vale informando que a empresa Sete Brasil contrata navio-sonda antes da escolha da Petrobras. Esta empresa Sete Brasil, que concorre para a fabricação de 21 sondas, pertence parte a Petrobras e aos fundos de pensão relacionados com os funcionários de estatais.

Todos sabem que existe uma grande demanda por estas sondas, pois o governo brasileiro vem exigindo que parte delas seja fabricada no Brasil. No caso da Sete Brasil, ela está associada à Sembcorp Marine de Cingapura, que conta com uma unidade em Aracruz, no Espírito Santo que ainda não está em operação.

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Sonda da empresa Sete Brasil

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Uma Visão Panorâmica de Uma Plataforma do Pré-Sal

7 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , ,

Um excepcional artigo de Fernando Scheller foi publicado hoje pelo O Estado de S.Paulo descrevendo a sua visita à plataforma Cidade de Angra dos Reis, a primeira em operação no pré-sal. Um cargueiro japonês construído em 1991 foi transformado pelos chineses em 2008/2010 numa plataforma e é operada pela empresa japonesa Modec. Contou com a cooperação das maiores empresas do mundo que atuam no setor, como a norte-americana GE, a alemã Siemens e a brasileira Weg. A plataforma alugada para a Petrobras opera com diversas consultoras internacionais, estando localizada a 300 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro, com uma lâmina de água de 2.000 metros.

O deslocamento do pessoal é feito de helicóptero cujo voo da costa até a plataforma é de uma hora e 20 minutos. Os 70 funcionários que operam para a Modec são revezados a cada 15 dias, sendo acomodados na plataforma em alojamentos padrões para duas pessoas, contando com cinco refeições diárias e entretenimentos proporcionados pela empresa italiana Fratelli Consulich com larga experiência em diversas plataformas. A Petrobras está se preparando para atuar com mais quatro unidades em águas profundas nos próximos três anos e isto atrai fornecedores de equipamentos sofisticados de todo o mundo.

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Concorrências do Trem Bala e Aeroportos Privados

5 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

A imprensa brasileira continua noticiando sobre as concorrências de suplementação dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, bem como as relacionadas ao trem bala que deverá ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. A Folha de S.Paulo, por exemplo, publica artigos de Dimmi Amora e Agnaldo Brito sobre estes dois assuntos. Os aeroportos visam atender os aumentos dos volumes de passageiros, notadamente com vistas à Copa do Mundo e as Olimpíadas. No caso do trem bala, parece que as autoridades já estão conformadas com cronogramas mais longos.

Observa-se que as autoridades estão sendo pressionadas pelas necessidades, sem que estudos mais completos sejam feitos para que estas decisões possam ser mais eficientes e menos custosas. Todos sabem, pelas experiências internacionais, que estes projetos apresentam, muitas vezes, insuficiências de retornos econômicos e outros problemas que necessitam ser previamente equacionados.

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Traçado do trem bala no Brasil e aeroporto de Guarulhos

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Esforços Indianos Para Aproveitar Seus Recursos Humanos

5 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , ,

Há um reconhecimento geral de que a Índia conta com muitos recursos humanos treinados no exterior que não estavam bem aproveitados para o seu desenvolvimento, sendo remunerados com custos baixos. Muitos pós-graduados no exterior tendiam a ficar com empregos em outros países. A Folha de S.Paulo publica uma resenha de Toni Siarretta sobre o livro "India Inside", de Nirmalya Kumar e Phanish Puranam, publicado pelo Harvard Business Review Press, que informaria sobre o esforço que está se fazendo para atrair estes importantes recursos humanos.

Muitas são as informações que a China também está fortemente empenhada nestes esforços. O Brasil conta com um número ainda limitado de recursos humanos aperfeiçoados no exterior, mas também demanda esforços desta natureza, tendo alcançado resultados expressivos em alguns setores.

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Reuters Analisa a Política Econômica na China

2 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Dada a importância que a economia chinesa adquiriu no mundo globalizado, muitos analistas procuram se informar sobre as tentativas do chamado soft landing da China, que procura desacelerar ligeiramente o seu crescimento econômico, ao mesmo tempo em que se mantém preocupado com a sua inflação. Artigo divulgado na Reuters por Kevin Yao e Shen Yan se baseia nas informações fornecidas por Zhu Baoliang, economista-chefe do Centro de Informações do Estado.

Enfrentando as duras turbulências mundiais, a China procura reduzir os requisitos de reservas dos bancos para apoiar o crescimento, como muitos países também o fazem. Os temores de uma aterragem desastrosa parecem estar reduzindo, e as informações deste think tank chinês continuam as mesmas do passado recente. O Banco Central chinês parece pretender continuar a reduzir as reservas bancárias requeridas, para estimular os empréstimos às suas empresas, mesmo que existam preocupações com a sua inflação.

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Zhu Bao Liang

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The Economist Escreve Sobre a Poluição na China

2 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Todos no mundo são informados constantemente sobre os graves problemas de poluição na China, como também acontece em muitos países em desenvolvimento. The Economist publica um artigo, utilizando um indicador chamado PM 2,5, uma partícula com menos de 2,5 microns de diâmetro que penetra nos pulmões humanos mais que os mais conhecidos PM 10, que são divulgados pelas autoridades chinesas para algumas cidades.

Uma equipe liderada por Angel Hsu, da Universidade de Yale, utilizando dados dos satélites norte-americanos mapeou o que acontece com PM 2,5 em toda a China. A OMS – Organização Mundial da Saúde informa que os níveis acima de dez microgramas não são seguros. Os estudos mostraram que todas as províncias chinesas estão acima deste limite, sendo mais graves em Shandong e Henan, que atingem 50 microgramas. Na capital Beijing estaria em torno dos 35 microgramas, ainda que estas abordagens não sejam perfeitas.

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Mapa publicado pelo The Economist)

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Constantes Aperfeiçoamentos nos Trens Rápidos

2 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Um artigo publicado no Nikkei Weekly informa que no orçamento de 2012, está em discussão na Dieta japonesa, está se colocando de lado três novas seções de Shinkansen para dar andamento a um projeto de novos trens Maglev, com maior velocidade. Está se prevendo a operação do novo sistema que levita no trecho de Tóquio a Nagoya a partir de 2027 e de Tóquio até Osaka em 2045, com velocidade de 500 quilômetros horários, sem trepidação. Estaria afastado do atual Shinkansen e 80% dos trechos seriam em tuneis resistentes aos terremotos.

Este não é o primeiro Maglev no mundo em operação comercial. Já existe um com tecnologia alemã em funcionamento num trecho de cerca de 30 quilômetros, entre o Aeroporto Internacional de Pudong e a periferia de Xangai, com velocidade de até 430 quilômetros horários, em funcionamento desde 2002 e que tive o privilégio de utilizar. Sua aceleração é extremamente rápida e não se sente nenhuma trepidação, pois funciona levitando. Os alemães não executaram tais projetos no próprio país pelos seus custos elevados.

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O Maglev em ação em Xangai e em teste no Japão

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