Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Intercâmbio da Índia com o Japão

25 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Integração | Tags: , ,

Todos sabem que a Índia é um gigantesco e complexo país asiático com mais de um bilhão de habitantes, contando com uma ampla diversidade étnica e religiosa, longa história e cultura respeitáveis, que está crescendo economicamente a cerca de 9% ao ano em 2010. Seu primeiro-ministro Manmohan Singh está visitando o Japão, tendo assinado um FTA – Free Trade Agreement com o primeiro-ministro japonês Naoto Kan, concluindo um importante entendimento bilateral que vinha sendo discutido desde 2007.

A Índia vem estabelecendo diversos acordos de expressivos montantes com o Japão, como o relacionado com a melhoria de um grande eixo que vai de Delhi a Mombei, com a participação de dezenas de grandes empresas japonesas e a retaguarda do governo japonês. Neste eixo, além da melhoria da estrutura ferroviária até o porto, muitos projetos de saneamento bem como melhorias de atendimentos sociais à população estão sendo implantados, com o envolvimento de autoridades das cidades beneficiadas.

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Manmohan Singh e Naoto Kan

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Mudanças Econômicas Brasileiras Assustam Japoneses

22 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Integração | Tags: ,

Um artigo publicado no principal jornal econômico japonês, o Nikkei, mostra que as medidas tomadas pelas autoridades brasileiras começam a atingir os seus objetivos. Havia um excesso de ingresso de recursos financeiros de curto prazo, que provocava uma valorização exagerada do câmbio no Brasil. Além de aumentar o IOF sobre estas aplicações que vinham do exterior, provocou-se uma tributação sobre as margens para operações no mercado futuro.

Os investidores japoneses não conseguiam remunerar suas aplicações no Japão e passaram a procurar outros países onde os juros eram mais elevados. O Brasil, considerado como um risco baixo, passou a ser alvo de muitos administradores de fundos. Com as novas tributações, os retornos passaram a ser menores.

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Folhetos para a venda de aplicações e gráfico que mostra crescimento de investimentos no Brasil

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Universidade de Keio Desenvolveu Tela 3D Gigante

19 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , ,

O jornal Nikkei anuncia que o professor de Ciência e Tecnologia da Universidade de Keio Yasuhiro Koike fez demonstração com uma gigantesca tela que permite a transmissão em alta definição de imagens em terceira dimensão. O protótipo tem a dimensão impressionante de 150 polegadas e ele espera que seja utilizado na medicina e nas transmissões esportivas, devendo ser comercializado no futuro mediante entendimentos com a Toshiba, Asahi Glass e Mitsui Chemical.

A transmissão foi feita por fibra óptica do campus Hiyoshi, da Universidade de Keio, em Yokohama, para o National Museum of Emerging Science and Innovation em Tóquio, a uma distância de aproximadamente 50 quilômetros. O professor Yasuhiro Koike conversou na transmissão com o conhecido astronauta japonês Mamoru Mohri, diretor chefe executivo do Museu.

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Mamoru Mohri, à direita, em um aperto de mão virtual através da TV de tela grande

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Desinformações Sobre Terras Raras

18 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , , ,

Um artigo do Wall Street Journal, reproduzido hoje no Valor Econômico, que contou com a colaboração de muitos jornalistas de diversos pontos do mundo, dá uma mostra da confusão que está instalada no trato do assunto relacionado com terras raras, que são 17, tanto por parte dos empresários e acadêmicos como por profissionais da imprensa. A partir de medidas que começaram a restringir a exportação chinesa, tanto oficial como de contrabando, disseminam-se muitas desinformações, sabendo-se que a China é o maior produtor destes minérios.

Indica, também, que as visões de muitos estão ligadas somente a curto e médio prazo, não se examinando os problemas com perspectivas mais longas. Por se tratarem de produtos estratégicos para atividades de alta tecnologia, as autoridades e os empresários deveriam se preocupar com as análises com horizontes de décadas, não se restringindo à recente alta dos seus preços, pois existe uma tendência de sua elevação que vem ocorrendo há anos.

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Gráfico mostra que o preço de terras raras subiu vertiginosamente

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Saudável Concorrência Entre Gigantes Asiáticos

17 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , , ,

Nni20101016D15HH993078609 O jornal econômico japonês Nikkei informa que as gigantescas empresas de construção naval do Japão, que atualmente não conseguem competir com as coreanas e as chinesas, lançaram-se ao desenvolvimento inovações de tecnologias de ponta que contribuam com a recente onda de navios pouco poluentes. Entre outras, a Mitsubishi Heavy, a IHI Marine United e a Mitsui Engineering & Shipbuilding, com suporte para pesquisas do governo japonês, embrenharam-se nas tecnologias avançadas amigas do meio ambiente, procurando reduzir o lançamento de CO2 nas operações dos novos navios para transporte de contêineres. A sua demanda deverá continuar alta com o incremento do comércio internacional com consciência ecológica.

As novas tecnologias de ponta a serem utilizadas nos grandes navios visando ganhos de escala, de cerca 366 metros de comprimento e 49 metros de largura, pretendem reduzir em mais de 30% o lançamento de CO2. Estas embarcações devem passar pelo novo canal do Panamá. Como as cargas de contêineres atingem elevadas alturas provocando resistências ao vento, estuda-se a sua aerodinâmica para criar bolhas de ar no casco, reduzindo a imersão dos navios na água.

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Coreanos Mais Agressivos no Lítio da Bolívia

15 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , ,

Como é do conhecimento de muitos, o lítio é um minério bastante abundante no mundo e estratégico para a produção de baterias elétricas para automóveis elétricos e, mesmo que parcialmente, para produzir energia solar e eólica. O problema principal é que sua extração pode ser fácil, se for feita a partir de reservas de sal, mas as disponibilidades bolivianas de sal mineral são consideradas entre as mais competitivas, sendo disputadas por muitas empresas internacionais.

Já as reservas que exigem complexas minerações ou extrações a partir do mar apresentam custos bem elevados. Existem projetos de extração do subsolo aproveitando águas salgadas que jorram na superfície. Estima-se que a demanda destas baterias de lítio devam ser crescentes com relação aos esforços ecológicos, tanto pela captação da energia solar ou eólica que exigem armazenamentos temporários. Os carros elétricos também constituem em finalidades potenciais destas baterias.

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Lago Coipasa, a maior reserva de lítio do mundo

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O Grupo Tata da Índia Fez Doação de US$ 50 Milhões

15 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , , | 1 Comentário »

O jornal indiano The Times of India noticiou que o Grupo Tata, a mais conhecida internacionalmente daquele país, fez uma doação de US$ 50 milhões à famosa Harvard Business School para a construção uma nova unidade que terá o nome de Tata Hall. Trata-se do maior donativo recebido pela instituição nos últimos cem anos.

Este grupo já tem uma boa imagem internacional, mas mostra que a emergente Índia é capaz de contar com uma empresa de nível mundial que estimula centros de excelência até nos Estados Unidos. É um ato raro, mesmo num país que tem a tradição de grandes filantropos, como os bilionários norte-americanos Gates e Warren que estão estimulando os asiáticos a se juntarem a eles para estimular a filantropia, principalmente os novos bilionários chineses.

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Logotipo do Grupo Tata e Sir Dorabji Tata

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Honda Amplia sua Fábrica em Manaus

14 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , , ,

É do conhecimento geral que a Honda domina amplamente o mercado brasileiro de motocicletas, havendo até a opinião de alguns dos seus dirigentes que o “market share” não deveria ficar tão elevado. Infelizmente, os seus concorrentes não são dinâmicos suficientes para acompanhar esta evolução do mercado, que passa a demandar modelos menores de custos mais baixos.

A nova planta, conforme noticiado hoje no O Estado de S.Paulo, localizado ao lado da anterior, na Zona Franca de Manaus, procura aproveitar a logística e a sinergia existente. Ao mesmo tempo em que se concentra na produção dos modelos mais populares, denominados Pop 100 e Biz 125, cujo volume pode chegar a 500 mil motos. A produção total da Honda no Brasil deve chegar a 1,84 milhões de motos, equivalente a demanda atual brasileira.

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Pop 100 e Biz 125: modelos populares da Honda

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Toyota Anuncia Uso de Componentes Bioplásticos

13 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , ,

Desde a Expo Tsukuba 85, quando o Pavilhão Brasileiro apresentou a tecnologia do então chamado álcool, hoje etanol, e a bioquímica, vem-se insistindo na tendência do plástico de origem petroquímica utilizado nos veículos automotores ser substituído pelos biodegradáveis, ainda de custos mais elevados. Agora, a Toyota anuncia que alguns modelos de luxo, como o seu Lexus CT200h, irão utilizar componentes bioplásticos, começando com os destinados ao porta-malas, como anuncia o jornal japonês Nikkei na edição de hoje (dia 14 de outubro, horário do Japão).

Os antigos componentes de aço foram sendo substituídos pelos plásticos, mas os de origem petroquímica apresentam as dificuldades para serem reciclados ou serem absorvidos pela natureza como lixos. Os bioplásticos apresentam a vantagem de serem biodegradáveis, quando o custo dos lixos no mundo desenvolvido se torna cada vez mais elevado, além de contribuírem para a degradação do meio ambiente.

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O bioplástico será usado na mala do carro de luxo híbrido Lexus CT200h

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Informações de Maglev de Xangai

11 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Trem Rápido | Tags: , ,

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Um visitante do site asiacomentada.com.br sugeriu que incluísse um vídeo sobre este trem rápido, que poderia interessar alguns internautas. Acatando a boa idéia, saímos à procura deste vídeo, mas somente conseguimos uma visita virtual que pode ser acessada utilizando-se no Google, “SMT Shanghai Maglev Transportation Development Co.Ltd.”, que dá uma visão deste sistema que pode ser utilizado naquela cidade, com uma tarifa modesta de 50 yuan.

Quando no seu interior, pode-se constatar que a viagem do Aeroporto de Pudong, onde se localiza o seu terminal, até a estação do Longyang Road, cobrindo uma distância de 30 quilômetros, pode ser feita em curto espaço de tempo, com grande conforto, pois não se sente nem a aceleração e nenhuma trepidação. Fica-se impressionado, pois o velocímetro no interior do vagão indica que em cerca de três minutos já se atinge a velocidade de 300 quilômetros horários, sendo que no teste experimental chegou a cerca de 450 quilômetros.

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Fotos do trem rápido que liga o Aeroporto de Puydong a Estação de Longyang Road

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