Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Culinária Brasileira com a Biodiversidade Local

18 de Maio de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Uma sugestão de uma leitora motivou-me a pesquisar um pouco sobre as grandes possibilidades gastronômicas utilizando a ampla biodiversidade brasileira. E elas vão de suas flores, folhas, frutos, caules, raízes e tudo o mais que podem ser utilizados como ricos alimentos saudáveis para a saúde humana.

livroSobre esta biodiversidade, o fenomenal livro de Valdely Ferreira Kinupp e Harri Lorenzi, editada em 2014 pelo Instituto Plantarum de Estudos da Flora, faz um amplo balanço com a identificação, aspectos nutricionais e receitas, mas observa-se que os chefs brasileiros e estrangeiros ainda não chegaram a explorar nem uma parte modesta de suas potencialidades. Utilizou-se as muitas fontes de informações acumuladas por uma imensidão de pesquisadores ao longo de muito tempo pelas muitas regiões brasileiras.

O excepcional levantamento da biodiversidade brasileira, do qual os chefs brasileiros e estrangeiros ainda não experimentaram as suas potencialidades para a gastronomia brasileira. Foto da capa do livro de mais de 750 páginas editado pelo Instituto Plantarum de Estudos da Flora

Leia o restante desse texto »


Doces Japoneses Convenientes Para Dietas

14 de Maio de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , | 6 Comentários »

clip_image001Muitos estrangeiros e mesmo japoneses ficam maravilhados quando visitam os subsolos das lojas de departamento no Japão, onde variados alimentos e até ótimos doces japoneses são apresentados, sendo saudáveis até para os que estão em dieta.

Doces japoneses conhecidos como yokan, deliciosos e saudáveis, para serem apreciados com o chá verde

Leia o restante desse texto »


Avaliação dos Shoyus Utilizados no Brasil

10 de Maio de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Gastronomia | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Como informado no artigo publicado na Folha de S.Paulo, o uso do milho no shoyu produzido no Brasil é algo que não se encontra no Japão ou outros países asiáticos como a China e a Coréia. Seria desejável que o assunto envolvesse também os que conhecem o shoyu no Japão e na Ásia, como os poucos chefs que vieram de lá.

Foto do teste às cegas coordenada pela chef Telma Shiraishi a pedido da Folha de S.Paulo, constante do artigo que vale a pena ser lida na íntegra

Leia o restante desse texto »


Sobre os Izakayas em São Paulo

19 de Abril de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002É claro que para atender os seus clientes no Brasil, existem condições diferentes dos que prevalecem no Japão nos chamados izakayas. Mas a boa elaboração de suas atrações, saborosas e baratas, exigem longas experiências com os ingredientes e técnicas para o seu preparo pelos chefs, que não se adquirem da noite para o dia. O suplemento Paladar do Estadão dá uma visão ampla do que se dispõe hoje nestes estabelecimentos em São Paulo.

Capa do suplemento Paladar do Estadão

Leia o restante desse texto »


Um Paladar Recheado de Notícias

13 de Abril de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Existem números do suplemento do Estadão, o Paladar que apresentam artigos provocativos para comentários que interessam a muitos gastrônomos, com temas variados que estimulam novos conhecimentos, sempre bem-vindos aos leitores, como esta matéria sobre o yuzu.

O yuzu brasileiro é mais amarelo e maior do que o usual no Japão, tendo muitas sementes, pouco sumo, sabor e perfume apreciado pelos chefs. Foto constante do artigo no suplemento Paladar, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Asahi Shimbun Publica Matéria Sobre o Hon Wasabi

2 de Abril de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

imageCom a disseminação do washoku, culinária japonesa, em todo o mundo, muitos consumidores conhecem somente o wasabi industrializado, não tendo oportunidade para conhecer os verdadeiros que chegam a custar US$ 170 o quilo e se chama hon wasabi (verdadeiro wasabi), mais que os bons peixes utilizados nos sashimis e sushi. O Asahi Shimbun publica uma extensa matéria que esclarece os diversos tipos existentes e as técnicas de sua produção, onde produtores de décadas de experiências podem colher fracassos.

Leia o restante desse texto »


Queijos como de Canastra Estão Ampliando a sua Presença

27 de Março de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo elaborado por Marcos de Moura e Souza foi publicado no Valor Econômico referindo-se ao sucesso que o queijo chamado da Canastra, de leite cru de massa prensada não cozida, vem alcançando entre os gastrônomos que frequentam restaurantes de fama no Brasil, inclusive sendo premiado na França.

Queijo canastra produzido por Guilherme Ferreira foi premiado na França. Foto publicada no Valor Econômico, cujo artigo vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Produção de Salmão Criado no Japão

5 de Março de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo de Natsuko Fukue distribuído pela agência AFP foi publicado no jornal Japan Times informando que já existe tecnologia no Japão para a produção de salmão, que pode ser consumido pelos japoneses na forma de sushi ou sashimi.

Um funcionário da FRD Japan controla a temperatura e o oxigênio no tanque para a produção do salmão cinza, que é criado em Saitama, no Japão. Foto constante do artigo no Japan Times

Leia o restante desse texto »


O Churrasco dos Paulistas

26 de Fevereiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

imageComo o Brasil é um país extenso, as formas de aproveitando das carnes variam regionalmente, principalmente na preparação do churrasco que acaba tendo características diversas em todo o país. A Folha de S.Paulo apresenta uma longa matéria de Magê Flores sobre o assunto, publicada no seu suplemento São Paulo, centrando suas atenções para o que é feito pelos paulistas.

Todos os brasileiros têm a pretensão que o seu churrasco é o melhor do Brasil, mas, adaptado às condições condicionadas aos seus lugares de preparo, nem sempre tiram partido das melhores qualidades das matérias-primas utilizadas. Foto constante do artigo publicado na Folha de S.Paulo, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Confeiteiros da Nova Geração no Brasil

16 de Fevereiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Uma matéria interessante foi publicada no suplemento Paladar do jornal O Estado de S.Paulo de autoria da Isabelle Moreira Lima que merece ser lido na íntegra. Os jovens confeiteiros que atuam nos principais restaurantes de São Paulo fazendo novas leituras para as sobremesas, procurando aproveitar matérias-primas da biodiversidade brasileira, dando formas como as que estão sendo usadas nos pratos, com apresentações mais atraentes.

clip_image002

Seis jovens confeiteiros, entre eles três nikkeis, mas somente um com curta experiência no Japão

Leia o restante desse texto »