Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Gastronomia Aparece Como Refúgio em Tempos Difíceis

21 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002Nada melhor que evitar situações depressivas com novas informações sobre as inovações que ocorrem intensamente na gastronomia mundial, como o destaque do ceviche peruano.

 

Ceviche peruano fazendo sucesso no mundo

Se observarmos os conteúdos das matérias nos principais veículos de comunicação social do mundo nestes tempos onde escasseiam as noticias políticas e econômicas animadoras, constata-se que são divulgados muitos artigos relacionados com a gastronomia. A peruana, por exemplo, que ganhou por dois anos seguidos o World Travel Awards e está em alta em todo o mundo, acaba merecendo uma ampla divulgação.

Todos sabem que o Peru é um país privilegiado em matéria de frutos do mar, pois no seu litoral o mar acaba sendo profundo e relativamente frio, favorecendo a proliferação de peixes de elevada qualidade. Assim, chefs famosos como Nobu Matsuhisa iniciaram suas carreiras naquele país, pois era indispensável contar com boas matérias-primas.

O mercado local de dimensão modesta não permitia um grande destaque na sua gastronomia, mas com a recente globalização de muitas atividades econômicas, chefs conhecidos internacionalmente acabaram conhecendo a qualidade dos produtos locais, e levando suas contribuições para centros tradicionais como da Europa.

Também a rica culinária do Sudeste Asiático, que aproveita as frutas com molhos tradicionais que utilizam especiarias que os europeus foram buscar na Ásia, passou por amplas divulgações, seguindo as japonesas, por também ser reconhecida como saudáveis e com apresentações vistosas.

Molhos que eram de conhecimento local estão sendo utilizados pelos chefs internacionais nos centros mais sofisticados como dos Estados Unidos. Tudo isto está enriquecendo o mundo, propiciando usufruir de prazeres adicionais, aliando a possibilidade de alimentações saudáveis, fazendo com que o fast food perca o espaço que ocupava junto aos jovens e os menos informados.

São formas inteligentes de ocupar o espaço da mídia internacional com contribuições mais saudáveis e prazerosas para todos, ampliando a divulgação da cultura variada de todo o mundo.



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