Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento do Consumo de Produtos Veganos no Mundo

30 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Acompanhando a imprensa mundial, observam-se as crescentes preocupações de alimentos provenientes de animais, com destaque para os suínos, com as possibilidades de novas pandemias. Mas, também, muitos produtos alimentícios industrializados possuem outros inconvenientes, exigindo cuidados nos seus usos.

Diferentes símbolos para produtos veganos no mercado

Leia o restante desse texto »


Paz Entre as Flores no Japão

30 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo muito interessante foi publicado no jornal japonês Yomiuri Shimbun de grande tiragem naquele país. Na Província de Saitama, muito próxima da Capital Tóquio, está se ampliando a produção das flores de lótus de rara beleza, que teve origem natural das sementes entre 1.400 a 3.000 anos passados. Os japoneses apreciam também as raízes destes lótus, que são usados em suas culinárias finas.

Os visitantes apreciam as lindas flores de lótus m Gyoda, na Província de Saitama. Foto constante do artigo publicado no site do Yomiuri Shimbun, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Os Mais Variados Tipos de Pimenta e Seus Benefícios

25 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Um interessante artigo de Patrícia Belani foi publicado no site do UOL VivaBem sobre os variados tipos de pimenta e seus muitos benefícios para a saúde, como também poucos inconvenientes. Muitas nutricionistas forneceram as informações básicas para esta matéria. A pimenta, em geral, é rica em vitaminas A, B1, B2, C, K, niacina e flavonoides, que conferem ao alimento propriedades antioxidantes, analgésicas, antibacterianas e anti-inflamatórias, devido à ação dos compostos como a violaxantina e a capsaicina. As propriedades analgésicas foram apontadas na pesquisa efetuada na Faculdade de Medicina de Porto, em Portugal, e auxiliam a reduzir as dores causadas por neuropatias com a liberação de endorfina e outros compostos. Podem auxiliar nas reduções das inflamações, na descongestão nasal, nos sintomas de rinite e problemas circulatórios. Ajudam a promover o bem-estar, a reduzir o colesterol LDL (ruim), segundo consta do Free Radical Research, aumentam a saciedade e contribuem no combate de alguns tipos de câncer, como aparece no The Journal of Cancer Research.

clip_image002

Foto que ilustra o artigo, com alguns tipos de pimenta

Leia o restante desse texto »


Tradição Japonesa de Delivery de Refeições

20 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Muitos ficam impressionados com a quantidade de informações sobre delivery de refeições constantes dos jornais brasileiros, onde se destacam os da cozinha japonesa. Muitas razões podem ser apontadas para este fenômeno, como as refeições saudáveis e leves da gastronomia japonesa, adequada para aqueles que ficam isolados em suas residências, mesmo efetuando um mínimo de exercícios físicos. Mas também há que constatar a histórica tradição japonesa para o uso do chamado bento, tanto nos escritórios como nos passeios clip_image001pelos lugares turísticos que atraem a população. Desenvolveram-se no Japão muitas embalagens adequadas para manter a qualidade destas refeições.

Um bom exemplo são os bentos do restaurante Aizomê, que são considerados como dos melhores para serem apreciados nas residências

Leia o restante desse texto »


Festas Juninas com Produtos Locais

12 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , , , | 2 Comentários »

Quando os europeus chegaram às Américas já havia civilizações nesta parte do mundo, com seus alimentos tradicionais que depois se espalharam pelo mundo, como o milho, a batata (que salvou a Europa da fome) e a mandioca, principalmente na forma de tapioca. Mas também houve um rico intercâmbio e muito da gastronomia atual e local sofreu fortes influências dos que eles trouxeram. Inclusive as especiarias que eles traziam da Ásia, que melhoraram seus imagesabores. As recentes descobertas arqueológicas como dos Maias indicam que o milho, com sua produtividade, permitiu sustentar grandes populações que construíram gigantescas cidades para a época. E os indígenas brasileiros sempre utilizam muita mandioca nas suas mais variadas formas. Nas festas juninas, que preservam os costumes do meio rural, produtos que utilizam estas matérias-primas locais mostram do que havia de melhor ao longo de muitos séculos.

Uma seleção de algumas iguarias utilizadas nas festas juninas brasileiras

Leia o restante desse texto »


Vinho Espumante Gaúcho Considerado o Melhor do Mundo

3 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo de Claudia Meneses publicado no jornal O Globo informa que um vinho gaúcho do Vale dos Vinhedos, produzido por uma família que trabalha há 130 anos com estas bebidas, venceu um importante evento na França, Vinalies 2020, onde 130 jurados de 40 países efetuaram provas cegas. 

O 130 Blanc de Blanc, da Casa Valduga, é o melhor espumante do mundo. Foto constante do artigo publicado no O Globo, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Possibilidades dos Corais e Algas

18 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia, Saúde | Tags: , , , ,

Todos sabem que, no globo terrestre, as áreas ocupadas pelos oceanos são bastante superiores aos dos diversos continentes. Muitos corais que ficam imóveis no fundo do mar acabaram, ao longo de milênios, desenvolvendo formas de combater os seus predadores, inclusive com micro-organismos para a sua defesa. Estes assuntos começam a ser estudados, na possibilidade de alguns servirem para combater os vírus como o do coronavírus, ainda que sejam pesquisas de longo prazo. Outras pandemias, como AIDS e SARS, também estão sendo estudadas.

Um artigo preparado por Roberto G.S. Berlinck, originário da Universidade Estadual de Campinas e doutorado pela Université Libre de Bruxellas, especialmente para o Mar Sem Fim, clip_image002publicado no Estadão pelo João Lara Mesquita, trata do assunto. Outros pesquisadores também atuam nesta área.

As esponjas do mar são consideradas promissoras para o tratamento do câncer. Foto constante do artigo publicado no site do Estadão, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Bentô No Período do Coronavírus

15 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , ,

Um artigo de Marina Consiglio publicado na Folha de S.Paulo informa sobre a generalização de tipos de bentos japoneses na Capital paulista para permitir a sobrevivência de restaurantes até estrelados neste período de isolamento. No Japão, existe uma longa história do seu uso, com a entrega até de diversos tipos de macarrão com seus molhos em bicicletas, bem como lanches oferecidos em qualquer local de movimento, como estações de metrô e ferroviárias, como do Shinkansen.

Quem morou no Japão ficava admirado que um entregador de sopas de diversos tipos de macarrão equilibrava-se numa bicicleta com vários deles amontoados nos braços, pois muitos imageclientes japoneses tomavam refeições rápidas nos seus escritórios. Também em qualquer local de movimento de pessoas encontram pratos com tipos simples de sushi e suas variações que são usados para lanches rápidos.

Bento típico japonês, em embalagens adequadas

Leia o restante desse texto »


Sopa de Missô Pode Ajudar na Redução da Pressão Arterial

30 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Quando morei no Japão, em torno de 1985, o dr. Maeda, cuja família é proprietária de um hospital famoso em Tóquio por gerações, afirmava-me que os derivados de soja ajudavam a reduzir o colesterol. Ele dizia que consumindo o camarão, não frito com gorduras saturadas como no Brasil, mas preparado com molhos de soja, não havia problemas até para aqueles que tinham tendência para a pressão alta, como se afirmava entre os brasileiros. Mas é preciso clip_image002atentar que o sal deve estar nos níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde, que é bem mais baixo do que o usual no Brasi.

Sopas de missô, que podem usar o tofu como algas wakame, alguns legumes como cogumelos, muito apreciados pelos japoneses e que contribuem para o controle da pressão alta, notadamente quando consumido no jantar

Leia o restante desse texto »


Força da Tradição na Culinária

28 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Gastronomia | Tags: , ,

Ainda que seja admissível a força da tradição como o uso do peru nos Estados Unidos, que é uma carne que não pode ser considerada nobre e exige o uso de muitos molhos na tentativa de melhorar o seu sabor, para comemorar o Dia de Ação de Graças. Outros países que clip_image002apresentam limitações, como na China e no Japão, a necessidade obrigou a contar com maior criatividade e no Brasil a biodiversidade disponível permite uma culinária mais rica.

A pobre carne de peru, cujo sabor precisa ser melhorado com o uso de muitos molhos, no Dia de Ação de Graças dos Estados Unidos, mas, mesmo assim, não é um prato de destaque na culinária

Leia o restante desse texto »