Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pouco Esclarecida Morte do Doutor Hu Weifeng

5 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , ,

clip_image002Muitos órgãos da imprensa inglesa tratam do assunto, entre eles um artigo de Kerry Allen, da BBC de Londres, mas as autoridades chinesas divulgam pouco do tema, deixando uma série de dúvidas no ar para todos.

O doutor Hu Weifeng, urologista, foi o primeiro que divulgou o problema do coronavírus em Wuhan, na China, e ele, que tinha problemas no fígado, foi afetado pela doença. Foto constante do artigo no site da BBC de Londres, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Dificuldades Para Admitir Erros Cometidos

5 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Um artigo de David Keyton da Associated Press de Estocolmo, reproduzido em português pelo Valor Econômico, admite que o epidemiologista chefe da Suécia errou por não adotar o isolamento, comparando com o que ocorreu em outros países escandinavos, com a Dinamarca.

image

Gráficos constantes do artigo reproduzido no site do Valor Econômico, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Algo de Muito Errado no Governo Brasileiro com o Covid-19

3 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , , ,

Mesmo sabendo que o Covid-19 apanhou quase todo o mundo de surpresa com a virulência de sua transmissão na maioria dos países, há que se admitir que o Brasil venha enfrentando este problema de forma muito discutível. Ninguém aprecia falar sobre as dificuldades, mas prefere tratar de aspectos positivos, mesmo dentro de uma perspectiva de prazo mais longo. Os heroicos sacrifícios dos profissionais de medicina, com os riscos de suas vidas, merecem os reconhecimentos de toda a população. No entanto, o que vem se fazendo no topo do governo beira algo parecendo criminoso, que precisa ser corrigido com urgência. Ainda que muitos militares brasileiros sejam dedicados, encher o Ministério da Saúde neste momento crucial de pandemia com eles parece algo muito estranho, quando se dispõe de pessoal local qualificado para tanto.

Sou economista, mas tenho trabalhos relacionados com a saúde por décadas em diversas partes do mundo, tendo sido até o principal responsável por um hospital filantrópico em São Paulo. Poucas vezes vi um excesso de erros como atualmente no Brasil, começando com um presidente da República que, com seus atos, não ajuda na motivação da população para minorar o problema que enfrentamos. Os seus auxiliares, como do setor econômico, conhecem pouco deste país, e uma ajuda temporária como de R$ 600,00 mensais foi subestimada nas suas dificuldades de implementação, exigindo que pessoas modestas passem frias madrugadas nas filas das agências da Caixa Econômica, sem conseguir preencher as exigências fixadas, quando ocorrem também milhares de irregularidades nos seus recebimentos. São aspectos que precisavam ser estudados antecipadamente dado o expressivo volume dos que teriam que ser atendidos, mesmo sem contar com as documentações mínimas consideras indispensáveis, para muitos analfabetos que nem possuem um RG.

Os chineses já ensinavam há milênios que subestimar as dificuldades seria erro grave para a solução adequada dos problemas que sempre existem em qualquer país do mundo, que precisa conviver com as limitações naturais das sociedades humanas, mas dirigentes brasileiros despreparados não cuidaram delas, que não constam dos livros acadêmicos que estudaram.

image

Primeira página da Folha de S.Paulo, com o gráfico das mortes no Brasil e foto do Cemitério São Luiz, em artigo que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Etiópia e Africanos com Resultados no Controle do Covid – 19

1 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , , ,

Ainda que seja prematuro falar-se da Etiópia, onde nasceu o atual diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhannom Ghebreyesus, país com 110 milhões de habitantes pobres (renda per capita de US$ 2.500 por pessoa), só conta ainda com 731 casos de contaminados, com seis mortes. Por ser um país autoritário, existem os que colocam em clip_image002dúvida estes dados, mas outros indícios mostram que eles seriam razoáveis. Estes dados constam de um artigo de David Pilling, do Financial Times, traduzido para o português e publicado na Folha de S.Paulo. Segundo as autoridades locais, 40 milhões de habitantes foram examinados nos seus históricos de deslocamento, fazendo-se as medições de suas temperaturas. 50 mil pessoas fazem a quarentena e eles dispõem de 15 mil leitos em centros de isolamento, o que é surpreendente para um país pobre. Quando começou a pandemia, aquele país dispunha somente de 22 ventiladores.

Mapa da Etiópia, no leste do continente africano

Leia o restante desse texto »


Márcia Castro Professora Brasileira em Harvard

30 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002A carioca Márcia Castro formou-se em Estatística no Rio de Janeiro, obteve em Princeton um Ph.D com distinção e hoje leciona na Universidade de Harvard como professora titular, pesquisando sobre a malária e doenças transmitidas por mosquitos na Amazônia. Deu entrevista a Ricardo Lessa, publicada no suplemento Eu & Fim de Semana, do jornal Valor Econômico, falando sobre a atual crise brasileira.

Professora Márcia Castro de Harvard, que deu entrevista para Eu & Fim de , do Valor Econômico, que vale a pena ser lida na íntegra

Leia o restante desse texto »


Bloomberg e o Sucesso do Japão no Combate ao Covid – 19

28 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , ,

imageMuitos questionam por que o Japão que testou somente 0,2% de sua população teve um sucesso no combate ao coronavírus, destacando-se dentro do Grupo do Sete países mais importantes no mundo. 43 razões foram examinadas, mas não foi possível se chegar a uma conclusão razoável para esta performance. 

Os japoneses que foram criticados no caso do navio de passageiros Diamond Princess colheram informações importantes do episódio, ficando alertados sobre a sua propagação muito rápida

Leia o restante desse texto »


Dura Volta Para a Circulação Normal no Japão

28 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

clip_image002Todos no mundo aspiram a volta à circulação normal depois de longos isolamentos, mas os exemplos, como os dos japoneses, mostram alguns cuidados adicionais necessários para evitar novos aumentos dos afetados pelo coronavírus. Vão além dos usos de máscaras para evitar estes contágios, considerando as situações que variam de localidade.

Dois fregueses num restaurante do Japão, separados por placas claras visando evitar contágios, em foto constante em um artigo publicado no site do Asahi Shimbun, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Relevância da OMS e da Cooperação Internacional

28 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política, Saúde | Tags: , ,

Ainda que alguns poucos não reconheçam adequadamente, a Organização Mundial de Saúde conta com um diretor geral africano de grande importância internacional, Tedros Adhanom imageGhebreyesus. Um diretor do Programa de Emergência sueco, Mike Ryan, e a indiana Sounya Swanminath, cientista chefe e diretora executiva, entre muitos outros especialistas de elevada qualificação.

Soumya Swaminathan, a indiana cientista-chefe e diretora executiva da OMS, em foto constante do artigo publicado no site do Estadão, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Médica Brasileira que Ficou Isolada Duas Vezes

24 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , | 2 Comentários »

Ho Yen Li nasceu em Taiwan, veio criança para o Brasil, naturalizou-se brasileira e é a coordenadora da UTI de infectologia do Hospital das Clínicas da USP. Fez parte da equipe de médicos que foram transferir os brasileiros que estavam em Wuhan, na China, e ficou isolada em Anápolis, Goiás, pela primeira vez. Trabalhando, contraiu o coronavírus, mas conseguiu se rclip_image002ecuperar na segunda vez. Com a sua autoridade, afirma que os brasileiros ainda não entenderam a gravidade desta pandemia, que certamente não é um resfriadinho.

A médica Ho Yeh Li, coordenadora da UTI de infectologia do Hospital das Clínicas da USP, em foto constante do artigo na Folha de S.Paulo, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Falecimento do Médico Nipo-Brasileiro no The Mainichi

23 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , ,

Ainda que o doutor Fernando Miyake seja da terceira geração de imigrantes, os japoneses continuam considerando-os iguais aos nipônicos. Ele, que trabalhava num hospital de Santo André, no Estado de São Paulo, acabou contraindo o coronavírus e faleceu, ainda quando pouco se conhecia sobre esta pandemia. Seu irmão Claudio Miyake relatou o seu drama num post no Facebook, considerando-o um verdadeiro herói.

image

A captura de tela de uma postagem no Facebook feita por Claudio Miyake, irmão mais novo de Fernando Miyake, médico japonês brasileiro de terceira geração em São Paulo, descreve a batalha do médico com o novo coronavírus, que tirou sua vida em abril. Consta do artigo publicado no site do The Mainichi, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »