Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Literatura Chinesa Atual de Diferentes Ângulos

29 de maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , ,

Mais que natural que uma população como a chinesa conte com milhares de livros lançados constantemente, de mais variados autores. Mas poucos merecem uma referência do China Daily, o que atrai uma atenção especial, pois abrange um elevado número de leitores em todo o mundo. Num artigo de Zhang Kun, menciona-se que Qiu Xiaolong é poeta e tradutor que mora atualmente em Missouri, nos Estados Unidos, mas visita constantemente Xangai, onde nasceu e se criou. Ele recebeu o prêmio Anthony como autor da melhor novela sobre mistérios, e o seu personagem Inspector Chen Cao já ocupa seis livros. Ele é PhD pela Universidade de Washington, e seus livros merecem os mais efusivos elogios da crítica.

O seu livro mais recente, de 2010, “Years of Red Dust: Stories of Shanghai” (tradução livre, Anos da Poeira Vermelha: Histórias de Xangai) é uma coleção de histórias entrelaçadas sobre esta linha vermelha que separava setores em que estava dividida a cidade. Ele acompanha a evolução que vem ocorrendo na China, desde quando foi vítima da Revolução Cultural.

imagesCAJ2JP03091001171505_qiu_bbc_466

O autor já efetuou diversos trabalhos, além dos seus livros. Ajudou a produzir alguns documentários para a televisão alemã, na linha vermelha onde passou a sua infância e juventude. Ele informou ao China Daily que pretende publicar três coleções com crônicas dos que moravam por lá. O sucesso que conseguiu escrevendo sobre esta região, segundo o autor do artigo, foi acidental.

Durante a Revolução Cultural (1966 a 1976), como muitos jovens, ele foi transferido para o interior para uma “reeducação”, tendo trabalhado numa fábrica para produzir uniformes, luvas e chapéus para os trabalhadores. Ele gastou o tempo livre para estudar inglês.

Em 1978, ele ingressou na Beijing International Studies University, tendo obtido a pós-graduação sobre o poeta e tradutor Bian Zhilian na Academia Chinesa de Ciências Sociais. Foi para os Estados Unidos em 1980.

Já encomendei este livro, pois todas as recomendações existentes criam uma grande expectativa.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: