Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Saúde Global 2035 no Project Syndicate

19 de abril de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Medcina, Notícias, Saúde | Tags: , ,

Um grupo de 25 especialistas abnegados do mundo elaborou o plano chamado Saúde Global 2035 divulgado no site do Project Syndicate por Gavin Yamey, da Universidade da Califórnia, e Helen Saxenian, do Results for Development Institute, ambos participantes deste grupo. Eles afirmam que o mundo está passando por um ponto de inflexão histórico onde os medicamentos hoje disponíveis, as vacinas e outros instrumentos de saúde permitiriam a redução da lacuna entre países ricos e pobres em matéria de saúde no prazo de uma geração. O ambicioso programa de investimentos permite que cada dólar investido proporcione um retorno de 9 a 20 dólares, o que é simplesmente espantoso.

Este grupo trabalhou por um ano identificando os instrumentos, sistemas e financiamentos que seriam necessários para garantir esta convergência global que poderia salvar milhões de vidas, reforçar o bem-estar humano e proporcionar aumento da produtividade para estimular o crescimento econômico. Segundo os autores, 10 milhões de vidas anualmente seriam beneficiados e, por incrível que pareça, com elevados retornos econômicos que se espera estejam bem calculados.

gavinhelen

Gavin Yamey                                                            Helen Saxenian 

Leia o restante desse texto »


Avanços Contínuos dos Japoneses Com Células-Tronco

31 de janeiro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Medcina, Notícias | Tags: , , | 4 Comentários »

Se existe um campo da medicina que está avançando rapidamente é a ampliação das possibilidades de usos das células-tronco na chamada medicina regenerativa. Em 2012, o médico japonês Shinya Yamanaka foi contemplado com o Prêmio Nobel pelas suas contribuições para este conhecimento novo, e o governo japonês ampliou o seu apoio às pesquisas relacionadas com o assunto. O Nikkei Asian Review e muitos veículos de comunicação social internacional anunciam que a revista científica Nature deste final do mês de janeiro de 2014 anuncia que a equipe de pesquisadores do Japão, liderada pela bióloga Haruko Obokata no instituto japonês de pesquisas Riken, conseguiu novos avanços. Participaram também pesquisadores da Universidade de Harvard e da Yamanashi. Eles conseguiram criar em camundongos células tronco num processo mais simples, retirando-as da pele para serem transformadas em diversos tipos de tecido.

Estes tipos de trabalho estão avançando em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, tanto no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo como na Santa Casa de Curitiba, sendo que nesta última conseguiu-se, numa linguagem leiga, preservar-se somente a estrutura da célula tronco, transformando-a em variados tecidos para serem utilizados em pacientes com problemas em órgãos diferentes.

(Kazu, favor ilustrar este artigo com uma foto da bióloga japonesa Haruko Obokata, que V. deve encontrar pela Google Images entrando em Japanese Biologist Haruko Obokata, ou que estou enviando obtido no artigo mencionado abaixo, mesmo com a legenda em inglês:

20140129_stap_article_thumbnail

Bióloga japonesa Haruko Obokata (à esquerda). Foto: Nikkei

Leia o restante desse texto »