Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ásia Começa 2010 de Forma Esperançosa

3 de janeiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , , ,

Existem duas notícias que dominam o cenário internacional com grandes expectativas na Ásia. Os novos acenos norte coreanos no Ano Novo, expressando o seu desejo de restabelecer o relacionamento com o resto do mundo. Não é a primeira vez que isto acontece, e as tentativas recentes foram frustradas, pois a Coréia do Norte continua isolada, por prosseguir com seus esforços atômicos. E, o acordo de livre comércio da China com a ASEAN que entrou em vigor.

A Coréia do Norte é um dos poucos países que continua isolado, depois da divisão das duas Coréias, encontrando-se atualmente numa situação econômica calamitosa, em forte contraste com o Sul. Apesar de contar com muitos recursos naturais, parte substancial dos orçamentos são voltados para fins militares.

Os atritos com o Japão continuam, não só pelos seus lançamentos experimentais de foguetes que podem atingir o arquipélago japonês, como pelos já antigos sequestros de cidadãos nipônicos para ensinar-lhes o idioma, visando potenciais ataques.

Outra notícia que merece atenção é a entrada efetiva em vigor do acordo de livre comércio entre a China e a ASEAN – Associação dos Países do Sudeste Asiático. Estão aceleradas as medidas para a crescente integração da Ásia, que além de sua gigantesca dimensão, apresenta uma agressividade comercial impressionante.

Os sul-americanos precisam aprender que, depois do fracasso da Rodada de Doha, os acordos bilaterais e regionais ganharam forte impulso. O Mercosul continua patinando. E no mundo mesmo quem está andando lentamente está sendo atropelado. Se não nos entendermos, pesando as nossas diferenças com as vantagens que podemos obter no prazo mais longo, tendemos a ficarmos isolados, condenados a níveis modestos de crescimento como a Coréia do Norte, apesar de todas as nossas potencialidades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: