Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Confúcio Versus Avatar

21 de janeiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Livros e Filmes | Tags: , ,

Informa-se que as autoridades chinesas restringiram a exibição de Avatar no mesmo período em que o filme sobre a vida de Confúcio estiver em exibição. Na realidade, a ficção pode ser mais atrativa que o filme que relata esta figura que foi das mais influentes em toda a Ásia.

Quem assistiu a Avatar pode ter ficado impressionado pelos seus efeitos especiais e a violência que agradam aos jovens, ainda que se tenha embutido também algumas considerações ecológicas.

No entanto, Confúcio não só influenciou a China, Coreia e Japão como muitos no mundo. A consideração que os orientais prestam aos idosos, aos professores e aos veteranos, que nos transmitem os valores da cultura acumulada por milênios, deve-se à contribuição deste grande pensador, poeta, filósofo e todas as qualificações que podem ser atribuídas a esta importante personalidade. Pode-se ousar informar que ele influenciou metade da humanidade, desde a época em que viveu (551-479 a.C.).

Não tivemos o privilégio de assistir ao filme que relata a sua vida, mas certamente a expectativa é grande, pois há indicações de que foi bem cuidado, com o que existe de melhor na cinematografia oriental, que nos tem apresentado boas surpresas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: