Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Fórum de Cooperação do Leste Asiático – América Latina

18 de janeiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Foi aberto no último sábado, dia 16 de janeiro, em Tóquio, o Fealac – Forum for East Asian – Latin America Cooperation. Apesar da saudação de abertura do primeiro-ministro japonês Yukio Hatoyama, que lamentou o terremoto de Haiti, a notícia não mereceu grande destaque na imprensa japonesa. Ela está absorvida pelos problemas enfrentados pelo secretário geral do DPJ – Partido Democrata do Japão, o principal da situação, e outros assuntos em pauta.

O terremoto de Haiti ocupa muito dos espaços de toda a imprensa mundial. E no caso japonês, houve eventos que relembraram os 15 anos do terrível terremoto de Kobe, que contou inclusive com a presença de membros da família imperial.

O secretário geral do DPJ, Ichiro Ozawa, sofreu a prisão de alguns dos seus auxiliares mais diretos, envolvidos em corrupção, mas recusa-se a renunciar ao cargo. Ele foi confirmado pelo primeiro-ministro, que continua sendo o segundo homem do governo japonês até as próximas eleições cruciais da Câmara Alta, que está prevista para fins de 2010. As pressões pela sua queda são fortes.

Na Fealac, as atenções voltaram-se para a ajuda aos países latino-americanos no combate aos problemas ambientais. Como informado neste site, cooperação significa que haverá recursos asiáticos oficiais para ajudar os países nossos vizinhos. Por incrível que pareça, este assunto mereceu mais destaque no jornal chinês mantido pelo Partido Comunista. Isto pode significar o empenho do governo chinês no aumento do intercâmbio com esta parte do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: