Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento de Poupanças no Japão

7 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: , , ,

Noticia-se que as donas de casa no Japão, segundo pesquisas efetuadas, estão procurando economizar mais que faziam no passado. Os asiáticos são conhecidos pela alta taxa de poupança, ainda que os juros pagos sobre eles sejam baixos.

A pesquisa esclarece que esta atitude, que não ajuda a resolver a atual crise de consumo no Japão, deve-se, em grande parte, pela consciência de que a previdência social naquele país ficará cada vez mais precária. Mesmo que seja melhor do que em muitos países sul-americanos.

As autoridades japonesas sempre se preocuparam com o futuro da previdência social, pois a sua população vem aumentando a expectativa de vida. Há décadas pesquisam por todo o mundo, inclusive no Brasil, sobre os sistemas adotados, na esperança de encontrar um que mantenha o seu equilíbrio em longo prazo.

Acontecimentos como a da JAL, quando os fundos de pensão tiveram que reduzir 80% dos benefícios para os já aposentados, devem estar provocando um violento impacto. Na realidade, os subsídios que eram dados pelas empresas já não são possíveis.

É preciso lembrar que na América do Sul muitas das grandes empresas estatais vinham concedendo ajudas substanciais. Com a privatização de muitas destas antigas estatais, enfrentam-se dificuldades de ajustamento.

O setor público brasileiro, começando pelo Judiciário, passando pelo Legislativo e chegando até o Executivo, continua mantendo pensões muitas vezes superiores ao do setor privado, que é do INSS. Isto agrava o déficit orçamentário em nível insuportável, além de ser gritantemente injusto.

Algumas estatais continuam injetando recursos substanciais para os fundos de pensão dos seus funcionários, sobrecarregando as tarifas e os preços dos seus produtos. Há que se ter uma discussão mais transparente sobre estes graves problemas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: