Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cerejeiras na Vida Japonesa e Outros Assuntos

24 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

cerejeira

Os jornais asiáticos estão recheados de notícias das mudanças que estão ocorrendo na Ásia. No Japão, as cerejeiras fazem parte da vida japonesa, e os jornais desta época acompanham a evolução das cerejeiras, aguardando a sua estupenda florada, dependendo do clima e das regiões.

Começam no Sul, com clima mais quente, que começa a dar os ares da próxima chegada da primavera, alterando os humores da população, depois de um inverno rigoroso. As esperanças se renovam com os primeiros brotos das plantas.

Na Coreia, anuncia-se que a partir do próximo ano os incentivos governamentais serão voltados para os automóveis não poluentes, principalmente híbridos e elétricos. Quando afirmam híbridos, estão se referindo entre gasolina e elétrico, pois não conhecem os movidos a etanol. Continuam as preocupações com a preservação do meio ambiente.

Na Índia, até os homens considerados “santos” passaram a usar celulares. Estima-se que já chegaram a mais de 545 milhões, ou seja, duas vezes e meia a população de todo o Brasil. É um fenômeno que se repete em toda a Ásia, até onde o telefone fixo não tinha chegado, pois os celulares exigem uma infraestrutura menos custosa. E vai se ingressando na multimídia, deixando de ser somente para telefonemas.

Não se compreende a insistência japonesa na manutenção de uma quota razoável para abate das baleias. Isto afeta a imagem do Japão como o lamentável caso da Toyota.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: