Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

In On It Está em Cartaz Fazendo Sucesso

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , , , , | 2 Comentários »

in on it Está em cartaz em São Paulo uma peça teatral universal das mais intrigantes do mundo. O texto é do canadense Daniel MacIvor, a competente direção é de Enrique Diaz, com dois atores internacionais excepcionais, os brasileiros Emilio de Mello e Fernando Eiras.

É uma peça que fala do relacionamento dos seres humanos contemporâneos, um problema universal, da forma mais intrigante possível. Num palco despojado, os dois atores colocam “flashes” muitas vezes incompreensíveis, que eles confessam nos catálogos, até para os responsáveis pela peça. Mas que obrigam a platéia a pensar e a reagir de forma surpreendentemente bem.

Até para efeito deste site, será que é preciso explicar tudo de forma mais clara possível? Por que a pintura figurativa passou para a abstrata? Por que os seres humanos entendem a linguagem da música? Por que um gesto ou uma expressão comunica mais que as palavras? Será que todos entenderam a peça? Sai com mais perguntas na cabeça quando antes do espetáculo teatral. Não é esta a função do teatro?

Quanto mais as interpretações humanas são uniformes, mais perigosas elas são. Criaram as culturas para regimes autoritários. Os seres humanos são diferentes, veem as mesmas coisas de formas variadas. E é preciso respeitá-las, por mais que sejamos contra elas ou que sejam até incompreensíveis para nós mesmos.

Este site vem procurando fazer algo semelhante. Ele só procura dar o contexto para interpretações alternativas de culturas tão diversificadas como as asiáticas para sul-americanos. E tentar também o inverso. Só meras tentativas.

Não seria bom que todos pudessem assistir a esta peça, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo? Tenho a impressão que os asiáticos vão adorar, pois muitas das suas apresentações são cheios de sombras…


2 Comentários para “In On It Está em Cartaz Fazendo Sucesso”

  1. Jaime Pereira da Silva
    1  escreveu às 10:02 em 17 de fevereiro de 2010:

    Seria interessante informar em que teatro está a peça (endereço), horários e preços. E até quando a peça será apresentada. Eu fiquei curioso e vou procurar assistir ao espetáculo. Agradeço a dica do Asiacomentada.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 17:23 em 17 de fevereiro de 2010:

    Caro Jaime Pereira da Silva,

    Muito obrigado pelas sugestões. Como este site está sendo veiculado em todo o mundo, como mostram as estatísticas que dispomos, não tenho condições de atender todos os detalhes. Os Guias dos jornais, que cuidam destes espetáculos podem fornecer as informações todas. Este espetáculo está sendo apresentado no Teatro da FAAP, é bastante complexo, mas muito estimulante para os aficionados de um teatro sério, de nível internacional.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: