Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japão se Tornou o Terceiro País em Energia Solar

10 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , , ,

O prestigioso site Nikkei.com anunciou hoje que o Japão se tornou o terceiro país na produção de energia solar em 2009, seguindo a Alemanha e os Estados Unidos.

O governo vem concedendo incentivos para as suas produções domésticas para atender as residências, o que reduz os custos iniciais, fazendo com que os investimentos sejam pagos em 10 anos, com os benefícios obtidos.

Sabidamente, estes países estão entre os que contam com menos insolação quando comparados com os localizados em regiões tropicais, pois possuem invernos longos e rigorosos.

Na cidade de São Paulo só se aprova projetos novos se contar com sistemas de captação de energia solar. Já foram anunciados projetos japoneses para a captação desta energia que é abundante e não poluente. Também as baterias para a sua armazenagem devem ser produzidas brevemente aqui mesmo, utilizando o lítio.

As autoridades deveriam isentar de impostos estas inovações tecnológicas que vão beneficiar a todos, ampliando a cultura para o desenvolvimento limpo e sustentável. Não somente nas empresas, como nas residências, aproveitando esta insolação que é abundante, sem que grandes investimentos de infraestrutura sejam necessários.

Como em muitos outros países, como a Coreia, as repartições públicas deveriam dar o exemplo, para que os lugares públicos como os parques não sofram com os constantes “black outs”.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: