Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Notícias da Ásia Nesta Segunda Feira

1 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , ,

A ampla diversidade de fontes disponíveis para colher notícias atualizadas da Ásia nos obriga a selecionar as de interesse mais geral e que tenham repercussões de prazo mais longo. Na imprensa japonesa, destaca-se o início da administração da nova JAL tendo o carismático Kazuo Inamori (da Kyocera) como chairman e Masaru Onishi como presidente. Como já noticiado neste site, são empresários reconhecidos e voltados ao desenvolvimento tecnológico, esperando-se que possam desempenhar um bom trabalho.

Notícia auspiciosa é a divulgação do primeiro relatório de 549 páginas do grupo conjunto sino-japonês sobre os polêmicos incidentes de Nanjing em 1937. A parte japonesa é chefiada pelo professor da Universidade de Tóquio, Shinichi Kitaoka, e a chinesa pelo diretor da Modern History of the Chinese Academy of Social Sciences, Bu Ping. O trabalho começou em 2006 e deve prosseguir nos próximos anos, e a esperança é que isto ajude a facilitar o aumento do intercâmbio bilateral, que já é a mais importante do mundo.

Anuncia-se que Barack Obama apoia o prosseguimento do FTA entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul. O Brasil precisa se tornar mais agressivo nestes tipos de acordos bilaterais para não perder o “bonde da história”.

A venda de armas dos Estados Unidos para Taiwan continua gerando fortes reações do governo de Beijing, que considera aquele arquipélago parte da China, devendo evoluir para um status similar como de Hong Kong.

Aqueles que desejarem conhecer mais amplamente a rica culinária chinesa, em inglês, pode acessar o site english.eastday.com , que fornece informações sobre as culinárias regionais de Hunan, Zhejing, Anhui, Fujian, Szechan, Cantonese, Heajyang e Shandong, entre outros.

O filme Confusius, uma superprodução, está merecendo muita atenção na China e deve ser divulgado no resto do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: