Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisas Econômicas na Índia

26 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , , ,

A pesquisa econômica pré-orçamentária (2009-2010) apresentada pelo ministro das finanças Pranab Mulkherjee no Parlamento, conforme divulgado pelo The Times of Índia, prevê um crescimento superior a 8,75% para o próximo ano, o que leva a preocupação com a inflação.

 É preciso lembrar que aquele país vem apresentando um crescimento bem superior ao brasileiro nos últimos anos, e conta com uma população acima de um bilhão de habitantes.  Enquanto ficamos nos autoelogiando com a performance brasileira, os principais concorrentes emergentes, como a China e a Índia, estão nos deixando para trás.  As razões que suportam estas avaliações é que eles estão realizando as reformas indispensáveis, além de manter os fundamentos macroeconômicos saudáveis.

 Uma parte da inflação que está se elevando naquele país decorre do preço do açúcar no mercado internacional.  Desde o final do ano passado, há sinais de aumento dos preços dos alimentos, que deve ser esperado com a melhoria do padrão de vida de milhões de indianos.

 O crescimento de 2009-2010 está projetado para 7,2%, com um nível que mostra a rápida recuperação da crise mundial.  Muitas das medidas de estímulo estão sendo paulatinamente eliminadas para manter o patamar de 9%, que deve impressionar os brasileiros.

 Espera-se que os dirigentes brasileiros, públicos e privados, observem o que ocorre na China, na Índia e outros países asiáticos, como a Coreia, para terem uma visão de prazo longo e atitudes de estadistas, efetuando as reformas necessárias, evitando os freios monetários e cambiais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: