Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Alimentos com Menos Produtos Químicos

1 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , ,

Os japoneses são hoje os maiores consumidores de produtos agrícolas chineses.  Percorrendo os supermercados japoneses, nota-se a invasão de legumes e hortaliças chineses que estão sendo oferecidos, sendo que as produções locais se concentram nos produtos de elevado valor comercial.

Agora, as empresas japonesas ligadas a universidades como a de Tsukuba e de Ibaraki, como a Academia Active Organics LLP, está procurando capitalizar o interesse dos produtores chineses no uso de métodos que utilizam menos produtos químicos. A notícia está no Nikkei.

Todos acompanham o rápido crescimento da demanda destes produtos “orgânicos” em todo o mundo, inclusive no Brasil, que procura feiras internacionais destes produtos.  Além de atender o mercado interno que cresce cerca de 30% ao ano.

A cidade chinesa de Shouguang, conhecida como “A casa chinesa dos legumes”, solicitou compartilhar a tecnologia com Ibaraki para a compostagem com casca de arroz, que leva normalmente dois a três anos para ser fermentada.  Agora, existe tecnologia para fazê-lo em um mês, criando açúcares e aumentando os solos ricos em micro-organismos.

Outros desenvolvimentos, como a produção de fertilizantes a partir do lixo ou eliminação do cádmio do solo, estão sendo estudados numa cooperação internacional.

O Brasil precisa acelerar providências semelhantes para aumentar o valor agregado de seus produtos agrícolas, onde a Embrapa já se destaca.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: