Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Concorrência no Mercado de Equipamentos Elétricos Pesados

19 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: ,

Com o destaque que as empresas coreanas de equipamentos pesados conseguiram nas recentes concorrências internacionais, as japonesas, que contam atualmente com o mercado interno fraco, tomam medidas para continuarem competitivas no mundo.

Isto está acontecendo também com as norte-americanas e europeias, aumentando a competição internacional na disputa das demandas existentes, principalmente dos países emergentes.

O jornal econômico japonês Nikkei anuncia que a Mitsubishi Eletric, a Hitachi e a Toshiba amargaram altos prejuízos no ano passado, e pretendem reverter a situação. A Mitsubishi Eletric resolveu dobrar sua fábrica mexicana para atender projetos ferroviários no Brasil, na China e na Índia. São motores elétricos e outros equipamentos para trens, começando pelos vagões para o metrô paulistano.

A Hitachi também pretende restabelecer seus lucros fornecendo para o mercado internacional de usinas elétricas, como já vem fazendo. Para tanto, necessita reduzir os seus custos e aumentar a sua eficiência, tirando partido de sua parceria com a General Eletric norte-americana.

A concorrência será acirrada, pois empresas russas, sul-coreanas, europeias e norte-americanas estão nas disputas com as japonesas, para suprir a demanda de projetos de infraestrutura em todo o mundo

Parece que as empresas japonesas também contam os respaldos governamentais para tanto, como têm acontecido com suas concorrentes internacionais. Vão procurar formas mais criativas em países onde os custos são mais baixos que no Japão.

Tudo isto deve reduzir os custos dos projetos de infraestrutura, principalmente nos países emergentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: