Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Enxurrada de Inovações Tecnológicas na Ásia

2 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , , | 2 Comentários »

Para quem abre os jornais eletrônicos asiáticos de vários países fica impressionado com a verdadeira enxurrada de inovações tecnológicas que são anunciadas, tanto pelas empresas como pelos centros de pesquisa.

Neste mundo globalizado e cada vez mais competitivo, para superar as dificuldades que são impostas pela crise que continua afetando o mundo, os empresários necessitam descobrir novos produtos, mais baratos e eficientes.  E estão empenhados nesta dura luta pela sobrevivência, introduzindo dezenas de inovações.

O destaque é o que se inova na área de eletrônicos relacionados à comunicação, com centenas de produtos novos lançados no mercado, tentando atender as necessidades dos consumidores.  Uma marca forte é a redução do consumo de energia e a velocidade com que as informações das novidades chegam às grandes massas que estão sendo incorporadas ao mercado.

Já não se trata do que ocorre somente na China, na Índia, no Japão ou na Coreia.  Todos os países asiáticos entraram na corrida que se processa numa velocidade alucinante, sendo difícil de acompanhar o que seja relevante.  O mercado acabará selecionando os que sobreviverão ou os que serão abandonados como produtos descartáveis.

Uma área que impressiona, também, são os captadores de energia solar, de forma cada vez mais eficiente e barata.  Ao mesmo tempo, baterias tecnologicamente avançadas permitem o armazenamento de todas as sobras de energia de qualquer tipo, ao mesmo tempo em que o reaproveitamento se torna um aspecto importante.  É o exemplo da Sharp, que investe pesado na junção tripla de células solares finas fotovoltaicas que seriam mais eficientes que as solares cristalinas mais espessas.

O que se pode afirmar, com certeza, é que os próximos meses e anos nos surpreenderão com novos equipamentos cada vez mais avançados, quando mal aprendemos a manejar os mais antigos.  A América do Sul acompanhará esta tendência ou será dependente das tecnologias desenvolvidas em outros centros?


2 Comentários para “Enxurrada de Inovações Tecnológicas na Ásia”

  1. Fre zaragoza
    1  escreveu às 10:02 em 3 de março de 2010:

    A MUDANÇA DO EIXO
    Agora não cabe mais discussão; ou cabe. Mas que a HYUNDAI é um player fortíssimo da indústria automobilística, imagino que hoje todos concordem. Se faltava um fato emblemático para sustentar esse reconhecimento, agora, a revista FORTUNE, de fev2010, com sua capa e manchete, é esse fato: “A HYUNDAI É A MONTADORA MAIS CONSISTENTE DO MUNDO”. E, no texto, a complementação, “A HYUNDAI É PRA VALER. SEUS CONCORRENTES A ODEIAM, SEUS CONSUMIDORES A AMAM”. Enquanto o mercado de automóveis nos EUA caiu, na média, e em 2009, 24% em suas vendas, a HYUNDAI conseguiu crescer 7%. Muito antes do que se imaginava, e que a própria HYUNDAI estipulou como meta, estará disputando a 3ª posição do ranking mundial, atrás de TOYOTA e GM. Mudou o eixo do negócio de automóveis no mundo.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 17:40 em 3 de março de 2010:

    Caro Fre Zaragoza,

    V. está coberto de razão. E não é somente na indústria automobilística mas na eletrônica e comunicações com a Samsung, LG e muitas outras. Um consórcio coreano ganhou a concorrência de quatro usinas nucleares nos Emirados Árabes Unidos (US$ 40 bilhões), competindo com um consórcio da Hitachi (japonesa) com a General Eletric (norte-americana). São respeitáveis global players. O governo japonês alterou a sua posição com relação a concorrência do trem rápido no Brasil, voltando ao comportamento da época do “Japan Inc.”, para competir com os chineses, coreanos, franceses e alemães, como já noticiamos neste site O jogo está ficando interessante, neste cenário global.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: