Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças de Hábitos de Consumo

15 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: ,

poupanca Se existe algo muito difícil de ser alterado são os hábitos de consumo e poupança. O governo japonês, para surpresa de muitos, começa a desenvolver uma campanha para elevar o consumo tendo como alvo as crianças.

Os países que são arquipélagos pobres de recursos naturais como o Japão, com invernos rigorosos acabam desenvolvendo hábitos de elevadas poupanças para atender eventualidades. Os que contam com muitos recursos naturais, sem invernos rigorosos, acabam consumindo suas rendas, poupando pouco.

Na atual crise econômico-financeira, os japoneses, apesar do seu elevado nível de renda, continuam poupando muito e consumindo pouco, o que não ajuda a recuperação de sua economia, que sofre um processo de deflação. O governo decidiu desenvolver uma campanha visando o estímulo do consumo das crianças.

Os pais receberão uma ajuda de 13.000 yens mensais para cada um dos seus filhos até ele entrar no colégio. As lojas e muitas escolas estão se preparando para abocanhar parte destes recursos, criando cursos adicionais e dependências especializadas no atendimento das crianças, com calçados, roupas, salão de beleza e restaurantes.

De outro lado, muitos países emergentes que necessitam elevar a sua poupança precisam estimular as crianças a recuperarem os seus hábitos de poupança, que eram os dos seus avôs imigrantes. Nada disto é muito fácil, mas torna-se necessário haver uma política para perseguir estes objetivos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: