Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Notícias Promissoras Para os Brasileiros Residentes no Japão

22 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Como é conhecido de todos que acompanham os assuntos relacionados aos atendimentos médicos de estrangeiros residentes no Japão, notadamente os brasileiros, a notícia dada em Kobe neste domingo pelo ministro de Política Nacional Yoshito Sengoku é muito promissora.

Um dos grandes problemas destes brasileiros é a dificuldade de serem atendidos por médicos japoneses, pois o domínio do idioma não é perfeito, e a comunicação não se realiza de forma adequada. Alguns médicos brasileiros altamente qualificados, diplomados pelas melhores faculdades brasileiras, com pós-graduação no Japão, lutam com dificuldades para conseguir licenças para clinicar naquele país, atendendo os seus patrícios.

A concessão destas licenças passa por um processo demorado, com muitos exames, demandando muito tempo, e poucos são os que já obtiveram estas licenças. O domínio do idioma japonês tem que ser completo, ainda que os médicos venham atender os seus patrícios em português.

A manifestação do ministro é uma grande esperança, pois ele reflete a intenção do governo japonês de flexibilizar esta regulamentação quando estes médicos contam com elevada qualificação em faculdades no exterior. Normalmente, os que fazem cursos de pós-graduação no Japão atendem esta exigência, e muitos já completaram cursos adicionais em instituições japonesas e até atuam como docentes.

Mas não podem clinicar, mesmo para atender os seus patrícios. Como o sistema japonês de atendimento médico difere substancialmente do feito no Brasil, muitos brasileiros enfrentam dificuldades. O mesmo acontece com outros sul-americanos residentes no Japão e seus médicos patrícios.

Este passo dado pelo ministro Sengoku é altamente alvissareiro e a esperança é que esta orientação seja aprovada com a maior urgência.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: