Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nova Agressividade Econômica Japonesa

19 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , ,

 

Depois de perder importantes concorrências internacionais para os coreanos, verifica-se que o Japão, tanto pelo seu setor privado quanto pelo suporte governamental, passou a adotar uma nova atitude na disputa para conquistar fornecimentos para projetos de infraestrutura no exterior.

O conceituado jornal econômico japonês Nikkei anunciou hoje que quatro consórcios japoneses irão participar dos projetos de infraestrutura na Índia, dentro de acordos governamentais entre os dois países.

Consórcios liderados pela Toshiba, Mitsubishi Heavy, Hitachi e a JGC devem receber encomendas indianas como parte dos acordos bilaterais. Outros grupos devem incluir a NEC, Kyocera, Tokyo Eletric e Tokyo Gas. Governos municipais japoneses devem participar de projetos no gerenciamento de infraestrutura de água e reciclagens de produtos.

Muitas diferentes tecnologias estão envolvidas. Os consórcios devem iniciar os surveys no próximo mês, e devem estar em plena escala no começo do ano fiscal de 2012, com 100 bilhões de yens de investimentos cada, em quatro cidades indianas.

A Índia planeja melhorar a infraestrutura de 24 cidades, investindo 90 bilhões de dólares em cerca de 300 projetos. Ambos os governos assinaram um memorando de entendimento na cooperação em projetos de infraestrutura amigas do meio ambiente, providenciando financiamentos em yens de 450 bilhões. O METI – Ministério de Economia e Comércio Internacional oferecerá seguro e financiamento do JBIC – Japan Bank for Internacional Cooperation.

Tudo indica que isto representa a nova política econômica externa do Japão, que só vinha fazendo algo parecido com países africanos, e tudo indica que passaram a beneficiar também os emergentes como a Índia.

Isto abre perspectivas novas para o intercâmbio bilateral entre o Brasil e o Japão, nestes projetos de infraestrutura amigas do meio ambiente, no qual pode ser incluído, inclusive, o trem-rápido, que já se encontra em estágios adiantados, ainda que seja muito difícil. Já vinha acontecendo nos projetos de meio ambiente, como água e esgoto, tanto no rio Tietê, Baixada Santista como na represa do Guarapiranga.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: