Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Programa do Ex-Premier Junichiro Koizumi no Brasil

5 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , | 2 Comentários »

O ex-premier japonês Junichiro Koizumi encontrou-se ontem (04/03) com a comunidade nipo-brasileira na Sociedade Brasileira e Japonesa de Cultura Japonesa e Assistência Social.  Na última visita, quando ainda estava no comando do governo japonês, ele teve nesta mesma entidade uma reunião marcada pela forte emoção.

A reunião anterior seguiu-se a sua visita a Guatapará, um dos núcleos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, quando Koizumi, contrariando os seus auxiliares que se preocupavam com a sua segurança, ordenou um pouso do helicóptero que utilizava.  Junto ao local onde uma multidão de imigrantes saudava a sua passagem.  Isto provocou um dos eventos mais emocionantes da história da imigração japonesa, que já comemorou o seu centenário.

Ainda que já afastado da política, Junichiro Koizumi ainda mantém o seu carisma.  Sua fala procura despertar a emoção dos seus ouvintes.  Ele lembrou que a imagem positiva que os brasileiros têm dos japoneses, conquistada pelos pioneiros, facilitou a recuperação do intercâmbio bilateral, que passou por algumas dificuldades, mas se encontra atualmente num nível normal.

Relatou que esteve no dia 3 de março com o presidente Lula da Silva, que o abraçou como um velho amigo, depois das duas visitas recíprocas dos chefes de governo do Brasil e do Japão, que prepararam as comemorações do centenário da imigração.

Com o seu jeito descontraído, facilitou as muitas fotografias que os presentes ao encontro faziam questão de registrar.  O seu charme que sempre encantou o seu eleitorado feminino continua intacto e ele ainda poderá contribuir muito para o incremento do intercâmbio bilateral.

Com o seu lado humano, fez questão de enfatizar, como sempre faz,  o seu profundo relacionamento com o seu primo, o veterinário Dr. Kenji Iryo. Ele o considera como o seu irmão mais velho que mora no Brasil, e o orientou nos estudos.

Poucos são os políticos que ainda mantêm o prestígio que ele goza em ambos os países.  A esperança é que o seu exemplo multiplique o intercâmbio de dirigentes, no momento crucial de definição dos projetos que podem ser novos marcos do bom relacionamento entre o Brasil e o Japão.


2 Comentários para “Programa do Ex-Premier Junichiro Koizumi no Brasil”

  1. Frank Honjo
    1  escreveu às 09:24 em 5 de março de 2010:

    Só para constar.

    Na época de estudante o ex-primeiro ministro do Japão participou de uma associação não governamental (ver link abaixo). Iniciado logo após da 2 guerra mundial com missão de desenvolvimento de novos líderes e intercâmbio cultural – liderados por estudantes na época.

    http://en.wikipedia.org/wiki/AIESEC
    http://www.aiesec.org
    http://www.aiesec.org.br

    Uma pergunta: no Japão apadrinhamento
    político também dá muito respaldo pois Koizumi teve como padrinho de casamento o ex-primeiro ministro Takeo Fukuda (76-78).

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 15:54 em 5 de março de 2010:

    Caro Frank Honjo,

    Obrigado pelos comentários. Quanto a sua pergunta, no Japão funciona o sistema eleitoral distrital, e muitos políticos herdam de seus familiares as simpatias dos eleitores do distrito, havendo muitos políticos que são netos de figuras importantes. O Koizumi, por exemplo, o seu pai era deputado, e ele deixou de concorrrer nas últimas eleições para deixar o espaço para o seu filho que foi eleito. No Japão, mais que no Brasil, estes relacionamentos são importantes, como ser colega de escola de outros companheiros, ou serem originários da mesma Província.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: