Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Seca na China

28 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

As dimensões chinesas sempre abalam o mundo, e as informações sobre a seca que atinge uma parte importante da China são frequentes e, ainda que os dados sejam incompletos, é possível inferir que haverá consequências importantes. Não confundir com as poeiras que exigiram, sempre, lenços para proteger os rostos.

As informações, ainda precárias, dão conta de que o país sofre uma das mais severas secas da última década, provocando problemas de suprimento de água da população, com migrações forçadas. A navegação fluvial, que é importante na China, acaba sendo afetada.

seca seca01 seca02

Fotos: China Daily

Sem dúvida, parte da produção agrícola chinesa será afetada. Deve-se recordar a grande fricção que ocorreu no mundo quando os Estados Unidos embargaram o suprimento de alimentos para a China, provocando milhões de mortes. Também que o mercado mundial de produtos agrícolas sofre acentuadas elevações de preço sempre que a China entra pesadamente com suas compras.

Hoje, os Estados Unidos deixaram de ter a importância que tinham no abastecimento mundial de alimentos, e parte de sua produção de milho destina-se à produção interna de etanol, atingindo até seus vizinhos, como o México, que acabam sendo afetados nas suas necessidades, como dos “tacos”.

Uma parte deste abastecimento mundial acabou se transferindo para o Brasil, a Austrália, o Canadá e a Argentina, e a última está com sua produção desorganizada. A possibilidade de subida de alguns preços de produtos agrícolas acaba sendo alta e que pode afetar, inclusive, a inflação brasileira, pois os preços dos chamados “tradeble” acabam acompanhando o que ocorre no mercado internacional.

Há, normalmente, uma transmissão de efeitos de alguns produtos para outros, na medida em que a alimentação pode ser substituída, mesmo parcialmente. O clima encontra-se anormal em todo o mundo, ocorrendo fenômenos como El Niño.

Ainda que a produtividade agrícola venha aumentando em todo o mundo, e mais regiões passem a ser produtoras, as dimensões da demanda chinesa sempre são difíceis de serem atendidas adequadamente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: