Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Coreia do Sul dá Prioridade ao FTA Com a China

20 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Integração | Tags: , ,

YONHAP NO-314 SHIK (AFP)

O jornal econômico coreano MK Business News anunciou que o presidente Lee Myung-bak colocou o FTA – Free Trade Agreement da Coreia do Sul com a China como a mais prioritária, ainda que os entendimentos com o Japão e os Estados Unidos estejam em andamento.

O presidente determinou ao seu Gabinete que a Coreia deve se concentrar no avanço deste entendimento com a China, ainda que existam alguns problemas relacionados aos produtos agrícolas.

Ele reiterou ao ministro do Comércio Kim Jong-hoon que a Coreia deve responder mais ativamente ao estabelecimento deste acordo porque as condições do mercado estão mudando rapidamente, e a China está crescendo aceleradamente. Ele afirmou que a Coreia precisa se preparar para mudar ativa e eficientemente.

Os coreanos consideram que os entendimentos com o Japão estão sofrendo demoras, e o acordo com a China deve considerar um amplo “strategic framework”. Este movimento foi interpretado não só como que a Coreia deve tomar a liderança nos FTA no Nordeste Asiático, mas como uma pressão sobre os Estados Unidos. E também que Taiwan está acelerando os esforços para o FTA com a China.

Há uma grande possibilidade que este FTA com a China seja concluído no início do próximo semestre.

Estes movimentos sugerem que o Brasil também deve acelerar o uso destes acordos para não ficar fora de uma parcela importante do comércio internacional.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: