Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Empresas Japonesas Pensando Além da Ásia

12 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , | 2 Comentários »

O respeitável jornal econômico japonês Nikkei informa que muitas empresas japonesas ampliam suas atividades além da Ásia, inclusive no Oriente Médio e na América Latina. Entre elas, as que produzem brinquedos e outros materiais de uso diário. Ainda que muitas utilizem a China para produzir e embarcar os seus produtos para outras regiões, novas vão se ajustando a um mercado globalizado que sofre alterações.

Parece que os países emergentes conquistaram, definitivamente, um espaço na agenda das empresas japonesas, havendo casos concretos em que investimentos começam no México, ainda fazendo uso de produções que utilizam as vantagens da mão de obra mais barata da China. Bem como casos que visam o mercado de Israel.

Cita-se, explicitamente, neste jornal Nikkei que a Pilot, produtora de material para escrita, que conta tradicionalmente com uma produção no Brasil, decidiu instalar nova planta no Estado de São Paulo, para atender a demanda que cresce nestes novos mercados.

A competição dentro da própria Ásia parece acirrada, exigindo o exame de alternativas, havendo muitos casos concretos de novos investimentos nestes mercados.

Espera-se que a experiência do passado seja aproveitada, com maior exame das condições locais, tanto no uso da capacidade gerencial destes países como a adequação para as demandas específicas, que sempre apresentam diferenças pelas diversas partes do mundo.

Nota-se, no Brasil, visitas de muitas missões empresariais, com os mesmos métodos passados, utilizando funcionários japoneses que possuem habilidade limitada para avaliar as verdadeiras tendências locais, possuindo pouco relacionamento com fornecedores locais e autoridades que podem influir no sucesso ou fracasso dos novos empreendimentos.


2 Comentários para “Empresas Japonesas Pensando Além da Ásia”

  1. akira pedro sumi
    1  escreveu às 12:43 em 18 de abril de 2011:

    Gostaria de solicitar uma orientaçao sobre empresas japonesas que investem no Brasil que necessitem de profissionais experientes com disponibilidade de tempo devido recente aposentadoria em uma empresa multinacional japonesa.

    Sou engenheiro quimico, especializado em ferramentas de gestao de empresa e qualidade que atuou na implementaçao dessas ferramentas no chao de fábrica.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 13:50 em 18 de abril de 2011:

    Caro Akira Pedro Sumi,

    Uma das organizações que tem centralizado muitas missões que vieram do Japão e conhecem os projetos das diversas empresas japonesas é a Camara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, que de posse do seu curriculum, poderia enviar a algumas destas empresas, na minha modesta opinião.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: