Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Esforços Asiáticos Para Atuações Conjuntas

19 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Integração | Tags: , , ,

São crescentes os esforços efetuados pelos três principais países do Extremo Oriente, China, Coreia e Japão, para incrementar as atuações conjuntas. Por iniciativa dos principais jornais econômicos destes países, o japonês Nikkei, o chinês Xinhua News e o coreano Joong Ang Ilbo, ex-altos dirigentes se reuniram em Nara, antiga capital japonesa.

Entre os muitos assuntos discutidos, constataram que o intercâmbio entre estes países continuam aumentando, e medidas adicionais devem ser tomadas visando à integração crescente. O ex-vice-premier chinês Zeng Peiyan estimulou o trabalho conjunto para fortalecer a recuperação econômica da região após a recente crise.

Ele também apelou para uma maior cooperação monetária e financeira, mediante um entendimento em curto prazo, criando um fundo de reserva para criar um laço comum no mercado asiático.

O ex-premier japonês Yasuhiro Nakasone propôs um quadro envolvendo também os Estados Unidos e a Rússia. O ex-premier da Coreia expressou a esperança da continuidade do crescimento do intercâmbio entre estes três países.

Os sul-coreanos propuseram um site conjunto de forma a unificar as informações de diferentes pontos de vista, incluindo matérias sensíveis do ponto de vista histórico. Os japoneses propuseram o uso das tecnologias de informação, inclusive videoconferências, para permitir reuniões de cúpula a qualquer momento.

Fundos para financiar o incremento da infraestrutura regional também foram discutidos.

Nota-se, portanto, apesar das diferenças que apresentam os três países, crescentes esforços para atuações conjuntas, diante do volume dos seus intercâmbios, que devem resultar numa maior integração regional.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: