Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Golden Week Para os Japoneses

30 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Uma das instituições mais instigantes para os estrangeiros é o Golden Week dos japoneses. Aproveitando uma semana em que há uma sequência de feriados, um impressionante número de japoneses aproveita a semana para efetuar viagens de turismo, interna e externamente.

Para se compreender este costume é preciso ter em consideração que as férias regulares de trabalho não eram ainda usuais no Japão. Assim, o Ano Novo era aproveitado para que muitos que trabalhavam fora das regiões de sua origem voltassem para visitar parentes e japoneses, aproveitando alguns dias que folgavam.

O mesmo passou a ocorrem nesta primeira semana de maio, inclusive no fim de semana que a antecede e a que finaliza. Um movimento pouco imaginável para os estrangeiros lota os meios de transporte, com trens e aviões, provocando um verdadeiro tumultuo nas estações e nos aeroportos.

Casais, famílias ou grupos de amigos utilizam este Golden Week para visitar os pontos de turismo, os mais próximos do Japão para os que dispõem de orçamentos limitados, mas até muitos pontos dos Estados Unidos, da Europa ou da Ásia, para os mais abonados.

Tudo é preparado com muita antecedência, utilizando toda a capacidade destes deslocamentos. Os incautos ou os que são obrigados a viajar para o Japão neste período, mesmo em emergência, encontram as maiores dificuldades.

É, o Japão passa esta semana como se estivesse fechado para outras atividades que não estejam ligadas ao turismo. Como muitos que moram fora das grandes metrópoles procuram conhecer as atrações das mesmas, há uma reciprocidade no trânsito interno. Mas os japoneses que procuram o exterior é bem maior que os que se aventuram a procurar o Japão neste período. Os movimentos nos voos internacionais ficam desequilibrados.

Ainda assim, os estrangeiros que tentarem aproveitar estas oportunidades enfrentarão todas as dificuldades nos aeroportos que ficam superlotados.

Mesmo os períodos como os do verão europeu, quando muitas cidades ficam praticamente “fechadas”, não se comparam com o que acontece no Golden Week japonês. Sempre é bom evitar estas confusões, ainda que existam aqueles que desejam experimentar estes maciços deslocamentos, que só encontram paralelo nos países superpovoados como a China e a Índia.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: