Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Importância das Estações do Ano

11 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , | 23 Comentários »

Para quem vive nos trópicos, onde existem somente duas estações do ano, a das chuvas e das estiagens, que nem sempre são muito nítidas, existe uma dificuldade para compreender a importância das mudanças das estações para os povos que vivem nas regiões de climas temperados.

Agora, quando estamos no outono no Hemisfério Sul, o Norte está em plena primavera, que é um período de renascimento, floradas, renovações de esperanças, depois de um inverno rigoroso, mais longo quanto mais próximo do pólo Norte. Os japoneses, por exemplo, acompanham as floradas das cerejeiras que começam nas áreas mais quentes, e caminham para as mais frias do país.

cerejeira

Florada de cerejeiras no Japão

O outono tem as suas belezas pelas folhas que começam a amarelar ou avermelhar nas montanhas, propiciando uma introspecção maior dos seres humanos, favorecendo atividades culturais, ao mesmo tempo em que é marcado pelas colheitas. Há orientais que as preferem ao florescer da primavera, mais festivo.

A culinária das regiões temperadas acompanha as variações dos ingredientes disponíveis, pois o mais adequado é consumi-los logo depois de colhidos, ainda que tenham sido desenvolvidas técnicas de uma conservação adequada.

Com o desenvolvimento das estufas e aperfeiçoamento nas variedades das plantas, consegue-se a maioria dos produtos agrícolas o ano todo, mas os custos acabam sendo mais elevados do que nas suas safras, além do sabor não ser o mesmo, por implicar em técnicas artificiais.

O clima geral que envolve cada estação, afetando o espírito dos seres humanos, mesmo com todos os artifícios, é difícil de ser criado, por conter aspectos que vão além dos físicos. Poder usufruir destas mudanças que ocorrem durante o ano parece atender mais que as necessidades materiais, não sendo restrito aos seres humanos.

A vida, portanto, tem alguns aspectos inexoráveis, como o próprio avançar da idade, exigindo que cada fase seja aproveitada da melhor forma possível. A cultura de cada povo, que consubstanciou a experiência de gerações, reflete estas mudanças relevantes.


23 Comentários para “Importância das Estações do Ano”

  1. michele
    1  escreveu às 12:04 em 13 de agosto de 2010:

    muito obrigada sua reportagem me ajudou muito.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 20:30 em 13 de agosto de 2010:

    Cara Michele,

    Obrigado pela visita ao site. Realmente, para quem vive num país tropical como o Brasil, nem sempre é possível se dar conta da importância das quatro estações.

    Paulo Yokota

  3. karina
    3  escreveu às 18:25 em 23 de setembro de 2010:

    muito obrigado,tenho 11 anos e a minha professora pediu para pesquisar sobre esse assunto e essa reportagem me ajudou muito!!
    eu agradeço ao sr.Paulo Yokota por mostrar um pouco sobre esse assunto que é muito bom,parabens sr.Paulo pela sua criatividade!

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 00:06 em 24 de setembro de 2010:

    Cara Karina,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota

  5. Vivian Wanzeller
    5  escreveu às 22:13 em 21 de novembro de 2010:

    eu amei o seu site

  6. Paulo Yokota
    6  escreveu às 07:44 em 22 de novembro de 2010:

    Cara Vivian Wanzeller,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota

  7. Victória
    7  escreveu às 08:13 em 14 de fevereiro de 2011:

    muito obrigado,tenho 11 anos e a minha professora pediu para pesquisar sobre esse assunto e essa reportagem me ajudou muito!

    eu agradeço ao Sr.Paulo Yokota por mostrar um pouco sobre esse assunto que é muito bom,parabens Sr.Paulo pela sua criatividade!

  8. Paulo Yokota
    8  escreveu às 18:17 em 14 de fevereiro de 2011:

    Cara Vitória,

    Muito obrigado por ter acessado ao nosso site. Espero que suas pesquisas ajudem a formar uma idéia completa do mundo que vivemos, com muitas facetas.

    Paulo Yokota

  9. patricia
    9  escreveu às 10:35 em 25 de março de 2011:

    preciso de um resumo sobre a importância das estações do ano para os seres vivos

  10. Paulo Yokota
    10  escreveu às 12:29 em 25 de março de 2011:

    Cara Patrícia,

    Por favor, procure na Google, pois este site não tem esta finalidade.

    Paulo Yokota

  11. Aline Soares
    11  escreveu às 12:40 em 15 de abril de 2011:

    esse site me ajudou muito!!!
    obg pela ajuda!as coisas evoluiram muito!

  12. Paulo Yokota
    12  escreveu às 14:23 em 15 de abril de 2011:

    Cara Aline Soares,

    Muito obrigado pelos seus comentários.

    Paulo Yokota

  13. Leonardo Lunardon
    13  escreveu às 07:30 em 1 de março de 2012:

    Muito obrigado,tenho 11 anos e a minha professora pediu para pesquisar sobre esse assunto e essa reportagem me ajudou muito!
    Eu agradeço ao Sr.Paulo Yokota por mostrar um pouco sobre esse assunto que é muito bom: parabens Sr.Paulo pela sua criatividade!

  14. Paulo Yokota
    14  escreveu às 08:26 em 1 de março de 2012:

    Leonardo Lunardon,

    Obrigado.

    Paulo Yokota

  15. Bruna do rosario
    15  escreveu às 13:43 em 12 de setembro de 2012:

    Eu preciso saber porque as estações são importantes…

  16. Paulo Yokota
    16  escreveu às 18:18 em 12 de setembro de 2012:

    Cara Bruma do Rosario,

    As estações do ano são importantas porque marcam a passagem do tempo. No caso brasileiro somente temos o períodos das chuvas e o período seco, na maior parte do país. Nas regiões temperadas, temos claro o inverno, a primavera, o verão e o outono, e cada estação tem suas característica e suas belezas. Na primavera as flores, no verão o calor com os dias mais longos, no outono as colheitas e no inverno o período de descanso da natureza. Isto fica marcado não somente nas paisagens como na vida de todos, que tem uma variedade de atividades mais adequadas a cada estação do ano. A vida fica com mais atrações, deixa de ser monótona. Em cada período do ano pode-se apreciar alimentos diferentes, as atividades culturais e físicas ficam diferentes. Com tudo isto a nossa vida fica mais rica.

    Paulo Yokota

  17. Bruna do rosario
    17  escreveu às 19:20 em 12 de setembro de 2012:

    Paulo Yokota, muito obrigada, o senhor me ajudou muito…

  18. Paulo Yokota
    18  escreveu às 18:12 em 13 de setembro de 2012:

    Cara Bruna do Rosario,

    Não utilize somente uma fonte. Procure colher informações de outros lugares também.

    Paulo Yokota

  19. rafaela
    19  escreveu às 15:51 em 11 de outubro de 2012:

    Eu preciso saber tudo sobre as estações do ano e a poluição..

  20. Paulo Yokota
    20  escreveu às 17:37 em 11 de outubro de 2012:

    Cara Rafaela, o objetivo do site não é atender as suas necessidades. No mundo não há uma relação direta entre as estações do ano e a poluição, necessariamente. Mas, em grandes centros metropolitanos como São Paulo, México e Beijing, isto pode ocorrer, notadamente no inverno, quando a ventilação da região não permite a dispensão da “nuvens” de poluentes. Em algumas localidades, ocorre também uma poluição com os ventos trazendo muitas nuvens de poeiras. Se não houver o lançamentos de poluentes, como de veículos e das indústrias, não há necessidade de relacionar o inverno, por exemplo, com o aumento dos poluentes. Há diferenças das estações, como nos países temperados, que são mais nítidas. Nas regiões tropicais costuma haver somente uma estação de chuvas e de secas, mas não havendo necessariamente relação com poluentes. Em algumas áreas, infelizmente, ocorrem queimadas no final do período seco, lançando também muitos poluentes. Mas, regra geral, estas diferenças de condições enriquecem a vida humana como da natureza, proporcionando alegrias que podem proporcionar novidades em cada uma das estações. A vida deixa de ser monótona.

    Paulo Yokota

  21. Jêniffer
    21  escreveu às 22:25 em 20 de maio de 2013:

    Belo texto! O texto ajudou-me muito em um trabalho. Tenho um fascínio pela Ásia e este site me fez enriquecer mais meu conhecimento. Continuem assim!!

  22. Paulo Yokota
    22  escreveu às 17:37 em 21 de maio de 2013:

    Cara Jeniffer,

    Muito obrigado pelos seus comentários.

    Paulo Yokota

  23. JULIA
    23  escreveu às 15:59 em 3 de março de 2016:

    MUITO OBRIGADO ME AJUDOU DEMAIS


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: