Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Palestra de Delfim Netto na CNA

1 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

O Professor Antonio Delfim Netto proferiu recentemente uma importante palestra na CNA – Confederação Nacional da Agricultura assistida por um grande público constituído de empresários rurais, estudiosos e estudantes.

Teve como tema “Aquecimento Global e Política Econômica”, mostrando que a humanidade começou na agricultura e está retornando cada vez mais a ela, como fonte de energia, tanto alimentar como para atender todas as suas demais necessidades.

Mostrou como a humanidade veio utilizando as forças motrizes ao longo da história. E depois da revolução industrial, houve um crescimento populacional, suportado pelo aumento da produtividade agrícola.

Mas o desenvolvimento provocou uma concentração de CO2, notadamente com o uso de energias derivados do petróleo. Mas uma nova revolução está em marcha, com a necessidade de compatibilizar com a preservação do meio ambiente. A determinação norte-americana visando atingir a sua auto-suficiência alimentar e energética é relevante neste sentido.

O Brasil, segundo o professor Delfim Netto, situa-se muito bem neste contexto. Continuará sendo um importante produtor e exportador de alimentos e energia limpa. Para tanto, o aumento da produtividade agrícola é de fundamental importância, o que vem ocorrendo há mais de três décadas.

No século XXI, o Brasil passará por uma revolução demográfica, com maior urbanização e envelhecimento de sua população. Mas, também por uma revolução energética, com energia renovável e o pré-sal.

O Brasil está preparado para o desenvolvimento sustentável, atendendo as principais condições indispensáveis, tendo uma agricultura extremamente eficiente.


2 Comentários para “Palestra de Delfim Netto na CNA”

  1. Frank Honjo
    1  escreveu às 10:16 em 2 de abril de 2010:

    Prezado Paulo Yokota,

    Deve ter sido uma palestra muito interessante, por acaso o sr. teria acesso a essa apresentação?

    Abraços
    Frank Honjo

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 16:28 em 2 de abril de 2010:

    Caro Frank Honjo,

    Acredito que a CNA gravou a palestra. Mas temos o conjunto de gráficos e quadros que foram projetados, que procuraei mandar para o seu email na próxima semana.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: