Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tendências dos Automóveis na Exposição na China

25 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , ,

Todos os produtores mundiais de automóveis estão participando maciçamente da exposição atual que está sendo realizada na China. Evidentemente, estão interessados numa fatia neste mercado que cresce a olhos vistos, mas acabam refletindo uma tendência que deve se observar no mercado mundial, visando os países emergentes, e os que estão ingressando como novos consumidores.

A China deve continuar a apresentar um crescimento no seu consumo de automóveis. Deve dominar, também, a produção de carros de baixos custos, mas as indústrias estão se preparando para lançar novos modelos em diversas partes do mundo.

carro_02 carro carro_01

Vice-Presidente da Toyota, Takeshi Uchiyamada; modelo elétrico e novo carro Geely inteligente híbrido. Montadoras apresentam suas apostas no Beijing Auto Show

Com as preocupações do aquecimento global, como em decorrência da crise que se abateu sobre todo o mundo, os produtores estão se preocupando em lançar modelos menores, mais econômicos e menos poluentes. É também o segmento que vem apresentando maiores potencialidades, com o ingresso de consumidores de muitos países emergentes.

Também deve estar ocorrendo o aumento dos “novos pobres”, pois muitos em países desenvolvidos perderam a capacidade de manter o seu “status” com carros vistosos. Como, contraditoriamente, nestes processos de ajuste econômico ocorre também que um pequeno número de consumidores fique “novos ricos”, também alguns modelos de alto luxo são lançados. Inclusive na China.

Os produtores brasileiros precisam se ajustar, rapidamente, a estas tendências para não ficar fora do mercado internacional, neste mundo globalizado, pois as barreiras alfandegárias estão se tornando cada vez menos eficientes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: