Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Complexos Arranjos Tecnológicos

22 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , ,

Quatro poderosas e conhecidas empresas de tecnologia avançada como a Google, a Sony, a Intel e a Logtech anunciam que, associadas, desenvolveram uma TV inteligente, que permite operar na internet. Seria um salto, como a introdução das cores, neste sistema. Ainda que sua importância não seja completamente compreensível para os leigos, é preciso ficar atento ao que está acontecendo, e vai continuar a se aperfeiçoar.

A notícia foi amplamente divulgada em todo o mundo, consta dos principais meios de comunicação. Algumas explicações dadas informam que a Sony produzirá televisores e leitores de Blu-ray já equipado com o sistema Google TV, e conversores Logtech, tornando possível a navegação na internet nas TVs que já estão nas casas. Serão operadas na banda larga, permitindo a interatividade, de forma similar aos celulares.

Google TV

A Google TV espera que este produto esteja no mercado norte-americano ainda este ano. Seus concorrentes também já tentaram introduzir a internet na televisão, e o que pode se aguardar é uma acirrada competição para tanto. Os consumidores, principalmente idosos, serão beneficiados, pois poderão ler em telas gigantes, podendo se esperar que sejam operáveis com toques nas telas.

O que se pode pressupor é que tudo isto depende da infraestrutura que em alguns países está muito atrasada, como no Brasil, onde a banda larga ainda não é uma realidade disseminada. Quando em Tsukuba no Japão, 1985, uma cidade científica, os televisores já permitiam com toques na sua tela, acessar a loja de departamentos ou o supermercado. Isto permitia adquirir os produtos sem sair de casa. Ou seja, há 25 anos já se dispunha de mecanismos desta natureza.

Em muitos países desenvolvidos, inclusive Estados Unidos, tais tecnologias são consideradas avançadas, e ficam sem tributação. Todos os meios de comunicação acabam sendo beneficiados, permitindo que os usuários absorvam todas estas inovações, com custos acessíveis.

A infraestrutura de comunicações, como a internet, exige atualizações constantes, pois passou a ser instrumento importante no mundo globalizado. Não basta somente dispor da mesma, a velocidade de transmissão de grandes massas de informação é relevante.

Estes atrasos tecnológicos fazem com que sul-americanos não contem com possibilidades, como os japoneses, que receberão as imagens da já próxima Copa do Mundo de Futebol em 3D, enquanto em outros países, como o Brasil, as constantes interrupções impossibilitam ou prejudicam as transmissões. O que se espera é que a África do Sul tire proveito do evento para avanços nos seus sistemas de comunicação, como o Brasil com a Copa ou as Olimpíadas, cujos efeitos não podem se restringir somente aos eventos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: