Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Conhecendo a Ásia Pela Sua Literatura

3 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Livros e Filmes | Tags: , , | 6 Comentários »

Muitos admitem que a melhor forma de conhecer uma cultura, a alma de um povo, seriam os livros. Como pouco da literatura asiática é conhecida no Ocidente, mesmo com o aumento do interesse por este continente que conquistou importante espaço no mundo, parece que ainda resta um grande vácuo.

A editora Estação Liberdade, que não é de asiáticos, descobriu há anos um importante filão, traduzindo e editando em português um grande volume de obras de autores japoneses. Desde os que receberam importantes prêmios como o Nobel de Literatura, que já viraram clássicos como Yasunari Kawabata, até pós-modernos como o hoje consagrado no mundo, Haruki Murakami.

A_loja_Nakano_db.indd Capa_O_Lago2.indd Fuzil de caça_db_220310_final.indd

Agora, a Estação Liberdade anuncia o lançamento de mais três obras que despertam a nossa curiosidade: uma do conhecido Prêmio Nobel Yasunari Kawabata, “O Lago”, autor que não agrada a todos pelas suas imagens não convencionais; outra do ainda pouco conhecido no Brasil, mas Prêmio Akutagawa, Yasushi Inoue, “O fuzil de caça”, do pós-guerra; e outra da ainda jovem Hiromi Kawakami, também Prêmio Akutagawa e Prêmio Tanizaki, “Quinquilharias Nakano”, que retrata o Japão de hoje, que seria um contraponto feminino de Haruki Murakami.

Estas obras, certamente, ajudarão a compreender um pouco mais dos japoneses. O que se espera é que esta ou outras editoras também se lancem no empreendimento de permitir o acesso de outros autores aos leitores brasileiros. Isso inclui os coreanos, chineses, tailandeses e outros asiáticos, não só dos que lançaram no Ocidente as suas obras.

Com a crescente globalização, o mundo deixou de ser somente Ocidental e além dos clássicos árabes e hindus certamente existem os que refletem as ricas culturas de outros povos asiáticos. Uns mais antigos, outros mais recentes, contemporâneos. O impacto do intercâmbio com todo o mundo vem aumentando, não se restringindo somente às influências européias ou norte-americanas.

Já se descobriu alguns indícios trazidos pelos filmes, mas ainda são poucos os livros. Autores do exterior já descobrem que também neste lado do mundo existe inteligência, uma cultura diferenciada como a que vem sendo expressa pela música, pelas artes plásticas.


6 Comentários para “Conhecendo a Ásia Pela Sua Literatura”

  1. Nikos
    1  escreveu às 01:49 em 6 de maio de 2010:

    Sr. Yokota,
    Muito interessante essa informação. Ler é conhecer um pouco do desconhecido.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 14:58 em 6 de maio de 2010:

    Caro Nikos,

    Muito obrigado pela observação. Realmente, qualquer leitura nos acrescenta algo, principalmente a boa literatura.

    Paulo Yokota

  3. Duda L.B.
    3  escreveu às 10:34 em 4 de novembro de 2014:

    Adorei;

    Paulo Yokota;
    Você é ótimo com palavras!

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 21:06 em 4 de novembro de 2014:

    Caro Duda,

    Obrigado. Continue prestigiando o site.

    Paulo Yokota

  5. Marcio ramos
    5  escreveu às 15:05 em 13 de dezembro de 2015:

    Muito bom obrigado pela dica.

    Ja li Hiromi e amei; Kawabata é profundo; Harumi é fantastico e vou conhecer Inoue.

    Que venham mais autores e autoras.

  6. Paulo Yokota
    6  escreveu às 17:41 em 13 de dezembro de 2015:

    Caro Marcio Ramos,

    Muito obrigado pelo comentário. Os problemas de tradução ainda não permitem conhecer muito da Ásia, que tem uma cultura invejável.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: