Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Economia Chinesa e Sua Influência Mundial

13 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , | 4 Comentários »

No passado, afirmava-se que quando a economia norte-americana espirrava provocava um resfriado em todo o mundo. Com as recentes mudanças observadas nas influências chinesas em todo o Planeta, os seus efeitos preocupam o resto do mundo.

Observa-se na região litorânea chinesa que, por estímulo da política econômica, os salários estão subindo, provocando um aumento dos preços dos seus produtos exportados em torno de 10 por cento sobre o ano passado. Empresários estrangeiros visitando aquele país temem que isto afete o resto do mundo, que ainda tenta superar a crise que atingiu a todos.

As análises econômicas disponíveis mostram que os efeitos inflacionários provocados pelos aumentos reais de salários são inevitáveis, e já influenciam até nos preços dos produtos chineses, que ganharam uma importância em todo o mundo. Acrescentam-se ainda as precauções que estão sendo antecipadas com a possibilidade de valorização cambial na China, que afetam estes preços. Os efeitos conjuntos destes dois fatores podem ser relevantes.

De outro lado, na visita do ministro do Comércio chinês ao Japão, numa reunião no Keidanren – Federação das Organizações Econômicas Japonesas, expressou-se o desejo conjunto de acelerar o FTA – Free Trade Agreement, envolvendo os dois países e a Coreia. Os entendimentos estão se acelerando, tendendo a formar um bloco tarifário que incremente o comércio internacional no Extremo Oriente.

O restante do mundo acabará sentindo os efeitos destes entendimentos e fatos, pois representam uma região onde este comércio recíproco está se elevando significativamente. Sem o avanço da Rodada de Doha, com abrangência global, os acordos bilaterais ou regionais ganham importância, e os que não o promovem acabam tendendo a isolar-se.


4 Comentários para “Economia Chinesa e Sua Influência Mundial”

  1. Lorena Magalhães
    1  escreveu às 20:29 em 15 de agosto de 2011:

    Eu achei esse artgo muito interessante, e informativo…
    espero que outras pessoas gostem também.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:11 em 15 de agosto de 2011:

    Cara Lorena Magalhães,

    Obrigado. Continue frequentando o site.

    Paulo Yokota

  3. Douglas
    3  escreveu às 20:12 em 6 de novembro de 2011:

    Esse artigo me ajudou muito no meu trabalho de escola (que, por coincidência, leva o mesmo título do artigo). Valeu pelo artigo!

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 03:47 em 7 de novembro de 2011:

    Caro Douglas,

    Obrigado. Por favor, não se baseie somente numa fonte.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: