Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Jornal Japonês Insiste Noticiar Sobre os Eletrônicos Coreanos

8 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

A insistência do principal jornal econômico japonês Nikkei noticiar sobre avanços da indústria coreana dá a nítida impressão de que se trata de uma campanha para provocar uma reação da indústria japonesa. Hoje, uma matéria refere-se aos planos da LG entrar no mercado japonês de telas planas até o final deste ano.

Segundo o jornal, a LG Eletrônica, que compete com a líder mundial coreana Samsung no setor, efetua suas pesquisas para lançar no Japão telas planas LCD para televisores. Já tinham feito tentativa semelhante, mas sofreram a reação das indústrias locais melhor estabelecidas. Agora em outros segmentos, pois já ingressaram nos monitores de computadores e máquinas de lavar nos últimos anos.

Nni20100508D08JFF05058793

A LG já é amplamente reconhecida no mercado japonês entre os jovens por ter lançado milhões de celulares junto com a local DOCOMO, líder de operações com móbile no Japão. E procura tirar proveito de sua marca. Agora repetem a tentativa com telas planas LED (light-emitting diode) em 3D com 40 polegadas.

Segundo a empresa de pesquisa norte-americana DisplaySearch, a LG, em termos mundiais, já empatou em 2009 no segundo lugar com a Sony em televisores de telas planas. Tudo indica que o jornal Nikkei faz a campanha pela reação japonesa, não só no setor eletrônico como na de automóveis (diante do problema da Toyota), da siderurgia e dos equipamentos pesados. Os japoneses estão perdendo mercado para os coreanos, mais agressivos.

Um presidente de uma empresa eletrônica japonesa esteve no Brasil consultando os importantes varejistas sobre as formas pelas quais poderiam concorrer com os coreanos, no mercado local. São fatos que mostram que estão preocupados e pesquisando sobre as reações que ainda não conseguiram esboçar.

Seria interessante que empresas japonesas de outros setores adotassem atitudes semelhantes, pois além dos coreanos eles terão que enfrentar a competição com outros asiáticos, como os chineses, principalmente nos mercados dos países emergentes.


2 Comentários para “Jornal Japonês Insiste Noticiar Sobre os Eletrônicos Coreanos”

  1. Alyson do Rosário Junior
    1  escreveu às 18:06 em 16 de julho de 2011:

    É espantosa a performance da Coréia do Sul no ramo da tecnologia, repetindo as façanhas do Japão! Marcas como Hyundai, Samsung, LG e Kia viraram lugar comum aqui no Brasil e pelo mundo afora no ramo da computação, eletroeletrônicos, indústria naval e telefonia celular. Para um país nanico e pobre nos anos 60 foi um salto inacreditável! China e India certamente vão poder muito mais.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 22:18 em 16 de julho de 2011:

    Caro Alyson do Rosário Junior,

    V. tem razão, mas tudo isto ainda depende de esforços adicionais.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: