Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Processos de Desburocratização do Setor Público

24 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , ,

Ninguém pode negar que o uso de cartões de crédito, cada vez mais sofisticados e inteligentes, estão se generalizando, servindo para as mais variadas finalidades. No Brasil, a falta de um adequado planejamento do seu uso, acabou confundindo os cartões corporativos com abusos no setor público.

Em muitos países, estes dinheiros plásticos, que possuem um custo mais baixo que os abusivos do Brasil, são utilizados para aumento da eficiência dos mais variados serviços. No Japão, por exemplo, são utilizados nos metrôs, nos pedágios, e em outras finalidades, quando os seus portadores simplesmente passam pelos controles que registram suas entradas.

Está se propondo, com o adequado controle, que estes cartões sejam utilizados para compras e despesas do setor público, reduzindo a burocracia dos seus processamentos. Relatórios de todos os tipos podem ser programados, para os controles dos gastos, estabelecendo os limites e as naturezas dos gastos. Eles podem ser examinados, parte eletronicamente, com exames mais detalhados quando necessários.

Os riscos de fraudes destes sistemas são mínimos, tanto que estão sendo utilizados até com combinações com digitais ou íris, para permitirem acesso somente para pessoas autorizadas, nos lugares onde se exigem maiores controles.

Sabe-se que todas as novações sofrem resistências, mas as vantagens que podem ser proporcionadas por estes avanços tecnológicos são bem superiores aos seus inconvenientes.

Muitas pessoas podem alegar que suas atividades sigilosas e privadas estão sendo controladas por um “big brother”, mas as transparências tanto privadas como públicas são cada vez mais desejadas. Tanto no Japão, que tem uma tradição de uma burocracia pública muito arcaica como no Brasil, que herdou dos portugueses uma cultura cartorial, tudo indica que estes novos controles podem acelerar muitos dos trabalhos, reduzindo os custos burocráticos.



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