Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Comportamento das Empresas Estrangeiras na China

17 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: , ,

Muitos meios de comunicação dos mais variados países noticiam as surpresas das empresas estrangeiras que efetuaram investimentos na China com os problemas trabalhistas que estão encontrando recentemente. As primeiras greves e aumento dos salários são noticiados com destaque, como se tratassem de eventos excepcionais, principalmente na faixa litorânea daquele país, onde se instalaram as que produzem para a exportação.

O que surpreende são estas reações. Será que estas empresas se instalaram na China pensando que iriam encontrar infinitos recursos humanos a custos baixos, por um longo período? Não se instalaram naquele país por acreditarem que os mecanismos de mercado começaram a ser utilizados? É mais que natural que determinados tipos de recursos humanos iriam se tornar relativamente escassos, elevando os seus custos.

Ainda que existam excedentes de populações rurais, principalmente no oeste chinês, os trabalhadores que estão preparados para atividades industriais tendem a se tornar relativamente escassos. O desenvolvimento significa melhoria do nível de bem-estar, que implica em salários e demais fatores que determinam custos mais altos dos recursos humanos. E que por sua vez vão corresponder ao aumento do mercado interno, como já vem ocorrendo de forma natural.

Centenas de milhões de trabalhadores chineses foram incorporados neste processo de globalização que continua em marcha, e aos poucos os seus custos tendem a se elevar. Principalmente por que as taxas de crescimento da economia chinesa são excepcionais, não havendo como formar novos trabalhadores já treinados para estas atividades. Os serviços estão sendo ampliados, ao lado das indústrias, com o aumento de sua produtividade. Nada mais natural que eles comecem a demandar melhores condições de trabalho, como em qualquer lugar do mundo.

Algumas empresas internacionais já procuram ampliar as suas atividades em países periféricos da China, onde os salários continuam mais baixos, como os do Sudeste asiático. Mas com o desenvolvimento destas economias é natural que também por lá os salários venham se elevar. Algo parecido também está ocorrendo no Oeste chinês, pois a transmissão do desenvolvimento é um processo esperado e desejado.

Na própria atividade rural está havendo uma expressiva elevação da produtividade, e mesmo liberando recursos humanos, a melhoria do padrão de vida de toda a população vai aumentar as exigências de todos. As pressões estão ocorrendo não só nos salários, como na melhoria dos atendimentos relacionados com a saúde e previdência social.

Com a melhoria universal dos meios de comunicação, as exigências dos padrões mínimos de bem-estar de toda a humanidade vão se generalizando, tornando inaceitáveis as brutais desigualdades ainda existentes em todo o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: