Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Desaparecimento de um Grande Inovador

2 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

O mundo ficou mais pobre. O artista japonês Kazuo Ohno, criador do Butoh, que esteve no Brasil diversas vezes, faleceu. Ele inovou a dança, dando uma nova dimensão para toda a capacidade de expressão corporal. Apesar de sua idade, foi um criador que deixa muitos seguidores. Quem não se lembra de “Hanami, Cerejeiras em Flor”, onde uma personagem se expressa pelo Butoh? Os jornais repercutem em profusão, com expressões de profundo respeito e admiração, de respeitáveis personalidades, sobre o monumental trabalho deste artista. Muito trabalho, com exercícios que permitiam o seu corpo, e de seus seguidores, expressar os mais fortes sentimentos humanos.

kazuo kazuo_02 kazuo_01

Inovador, mas poderia ser considerado um clássico. Uma síntese de anos de observação do que a dança tinha de melhor. Gestos que pareciam econômicos, mas certamente muito estudados, que se tornavam como automáticos, incorporados no seu porte físico. Pantomimas incorporadas do Kabuki, atitudes do Noh, com novas leituras, algumas vezes chocantes aos que não eram do ramo. Mas que transmitiam até para os que não eram frequentadores de espetáculos de dança.

Transmitiam mais que palavras, mesmo para os que não estavam a par de sua bagagem cultural. Universal, compreendido pelos que tinham outras formações. Chocante, ninguém saía o mesmo depois de ver um dos seus espetáculos.

Ora todo branco, com manchas no rosto, como se fossem imperfeitas, borradas. Mesmo parado já transmitia muito. Movimentando-se em cenários simples, conseguia os efeitos do contraste para suas plateias, que ficavam hipnotizadas.

Na dinâmica da vida, deixou sua contribuição, uma marca diferenciada. Vai continuar reconhecido, porque o que ele inovou fica para sempre.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: