Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Explicando Um Pouco do Brasil Amapá (6)

19 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

O Estado do Amapá é o menor da Amazônia, tendo 140 mil quilômetros quadrados, considerando-se que somente pequeno percentual de suas florestas foi desmatado. Infelizmente, é um dos exemplos que exigem maior consciência que seus recursos naturais precisam ser aproveitados de forma sustentável, beneficiando a pequena população local, e não beneficiando somente alguns empresários. Faz fronteira com a Guiana Francesa, que continua sendo um mero território francês pouco organizado, onde se refugiam os garimpeiros, por falta de uma regulamentação e fiscalização. E numa pequena faixa de fronteira com o Suriname.

Localizou-se uma boa reserva de manganês na Serra dos Navios, permitindo a construção de uma ferrovia até o porto de embarque. A sua intensa exploração por um grupo brasileiro esgotou-a rapidamente, pouco deixando de benefícios regionais.

amapa

Informa-se que uma das melhores jazidas com alto teor de bauxita já foi cubada por um importante grupo estrangeiro minerador. Se cuidados ecológicos rigorosos não forem exigidos na sua exploração, há o risco de se provocar um verdadeiro “Avatar”. Existem promessas para a sua industrialização para a produção de alumina e até alumínio, mas tudo vai exigir uma elevada quantidade de energia elétrica, difícil de ser gerada sem grandes inundações, pois os desníveis topográficos são pequenos. Gigantescos investimentos estão prometidos, mas é indispensável que todos os cuidados ecológicos sejam tomados, superiores aos de Carajás.

O Estado do Amapá ainda é conhecido pelo fenômeno das pororocas, quando as águas do mar avançam sobre o rio Amazonas. E pela quantidade de pirarucu, um peixe muito apreciado na região. A sua biodiversidade, mais conhecida pelos estrangeiros e pouco aproveitada pelos brasileiros, apresenta variadas potencialidades e é objeto de cobiça. Entre a sua produção extrativa, destaca-se a castanha do Pará.

Sua população indígena é constituída de muitos pequenos grupos, havendo entre eles alguns que mantêm contatos mínimos com os chamados “civilizados”. Politicamente, o Estado do Amapá vem sendo dominado por um grupo.


2 Comentários para “Explicando Um Pouco do Brasil Amapá (6)”

  1. Frank Honjo
    1  escreveu às 08:17 em 20 de junho de 2010:

    Sr. Paulo Yokota,

    Muito interessante essa seção “Explicando um pouco do Brasil…”, pois eu, como brasileiro do Sul, (acho que não só eu mas a maioria dos brasileiros ) realmente não conhecia praticamente nada dessas regiões.

    Inclusive na época de colégio, (década de 70-80) muito pouco era discutido sobre esses estados.

    Estarei atachando nas minhas mídias sociais para que mais gente conheça.

    Abraços
    Frank

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 19:46 em 20 de junho de 2010:

    Caro Frank Honjo,

    Obrigado pelo comentãrio. Como tive a oportunidade de trabalhar em todas estas regiões, sendo conheço muitos pelo interior, tanto como diretor do Banco Central encarregado de crédito rural e programas especiais do governo (na época em que a instituição se envolvia nestes assuntos de produção e investimentos), como uma longa gestao na presidência do Incra, tento compartilhar o que conhecí. Vou continuar comentando outras regiões, nos aspectos que nem sempre os brasileiros conhecem, ou conhecem de forma distorcida, na minha opinião. Mas, tudo está mudando rapidamente, e procuro ficar nos aspectos mais permanentes.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: