Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Investimentos Estrangeiros e Chineses no Brasil

21 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: , , | 4 Comentários »

A Folha de S.Paulo publicou artigos dos jornalistas Julio Wiziack e Fabiano Maisonnave com informações sobre os investidores chineses no Brasil, principalmente das estatais State Grid, Sinochem, Wisco e ECE. Descrevem como as missões destas empresas se comportam quando no Brasil, com certo ar de admiração pelo seu comportamento modesto.

Todos os investimentos estrangeiros são bem-vindos na medida em que ajudam a transferir tecnologias que não temos no Brasil, ampliam as nossas exportações e criam empregos locais. Mas sempre é preciso defender os interesses nacionais, sabendo que eles não estão procurando desenvolver este país, buscando assegurar o suprimento da economia deles, notadamente quanto ao abastecimento de matérias-primas. O Brasil não pode se tornar colônia de outras potências e mero supridor de matérias-primas, mas utilizar os recursos naturais agregando valor e beneficiando a população brasileira. Se isto puder ser feito com benefícios para os estrangeiros, muito bem.

As matérias publicadas deixam claro que estão defendendo os interesses chineses, e examinam comparativamente com outros países, sem nenhuma preferência pelo Brasil. Se as condições que oferecemos são melhores que de outros países, decidem pela ampliação dos seus investimentos por aqui, de forma a implicar nos menores custos possíveis.

O risco de todos estes investimentos estrangeiros é quando conseguem o controle de jazidas e outros recursos brasileiros, com a ajuda de alguns empresários que servem como “testa-de-ferro” dos estrangeiros. Isto pode beneficiar uma empresa ou um grupo, mas nem sempre toda a população brasileira. Na medida em que os interesses de ambos os lados, estrangeiros e brasileiros, coincidem, tudo bem, sempre com preferência sobre os nossos, ou de grupos empresariais brasileiros que concorrem com os estrangeiros.

Como o Brasil é um país emergente, politicamente organizado, e com boas condições econômicas, está atraindo muitos interesses estrangeiros. No entanto, precisamos assegurar que os benefícios dos brasileiros são superiores aos dos estrangeiros, pois estes recursos são de eventuais detentores das concessões, mas também de gerações futuras dos nascidas no Brasil.

O que se tem verificado é que muitos chineses pensam somente nos seus interesses, conseguindo acertos com alguns nacionais, como tem ocorrido na África. O caso mais chocante são os brasileiros trabalhadores da indústria de calçados que estão treinando os chineses para produzirem eficientemente estes produtos, competindo com as indústrias brasileiras, inclusive em terceiros mercados. O mesmo pode acontecer com siderurgias, indústria petroquímica, agroindústrias e outros segmentos onde o Brasil apresenta condições competitivas, dispondo até de tecnologia, mas não de recursos financeiros como os estrangeiros.

E é preciso considerar que os fluxos financeiros destes investimentos acabam contribuindo para a valorização do câmbio, que vai cortar empregos brasileiros em outros setores, na medida em que dificultam as nossas exportações. Os parlamentares e as autoridades brasileiras precisam estar atentos aos interesses globais do Brasil.


4 Comentários para “Investimentos Estrangeiros e Chineses no Brasil”

  1. Zeus
    1  escreveu às 18:00 em 21 de outubro de 2010:

    Ola Paulo,

    Meu nome é Zeus e sou corretor imobiliario tenho notado nos plantoes de vendas uma forte presença de orientais comprando imoveis na planta como uma forma de investimento.

    Tenho uma otima oportunidade de investimento na região do bom retiro Sp.

    Gostaria de saber se pode me ajudar com uma ideia de midia onde possa atingir essa faixa de mercado ja que pelo que li e vi no seu site voce conhece muito de investimento e tambem sobre essa imigração de investimento oriental no brasil e principalmente em São Paulo.

    Obrigado parabens pelo site.

    Zeus

    corretor imobiliario

    creci 99755-f

    11 7833 6430

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 12:57 em 22 de outubro de 2010:

    Caro Zeus,

    Obrigado por utilizar o nosso site. Existe um jornal em português no Japão chamado International Press onde V. pode colocar anuncios comerciais. Eles tem uma repetidora da TV Globo no Japão, também.

    Paulo Yokota

  3. Pedro N
    3  escreveu às 10:24 em 24 de outubro de 2012:

    Eu acho que o sr Zeus esta se referindo aos chineses ou coreanos.

    Os dekasseguis filhos de japoneses eu acho que não tem mais condições financeiras para comprar imoveis pois seu empobrecimento é notorio. A grande maioria volta para o Brasil como fracassados tanto financeiramente como socialmente.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 18:37 em 24 de outubro de 2012:

    Caro Pedro,

    Se entendí a sua questão, não acho que a volta de filhos de japoneses do Japão seja indício de fracasso. Muitos continuam no Japão, estabelecidos, ainda que como todos naquele país enfrentem as dificuldades, que estão minorando. O que determina a volta é a potencialidade maior no Brasil atual. Todos que viveram a experiência de viverem em outros países, com culturas diferentes, sempre ganharam alguma coisa, no mínimo acumularam novos conhecimentos.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: